05/06/2008
Vereador cobra cemitério para Morada da Serra
Secom CâmaraCbá/Fablício Rodrigues
Vereadores em Plenária
A falta de um cemitério na região da Morada da Serra tem gerado muitas reclamações por parte de moradores, segundo o secretário da Mesa Diretora, vereador Luiz Poção (PP), que pediu a sensibilização dos demais parlamentares para cobrar providências ao Executivo.

Conforme Poção, todas as vezes que ocorre uma morte na Morada da Serra, familiares necessitam deslocar para outra região da cidade, para realizar o enterro. Enfatizou que estudos prévios já foram realizados na região, em administrações anteriores, com o intuito de selecionar uma área para o cemitério, pois quem mais é penalizado, são justamente as famílias carentes, uma vez que o único que existe nas proximidades, é em área particular.

Durante o grande expediente da sessão ordinária desta quinta-feira (5), o vereador Lúdio Cabral (PT) apresentou uma portaria da Secretaria Municipal de Saúde, referente aos critérios estabelecidos quanto ao “Prêmio Saúde”. A portaria de número 21, de 1º de abril de 2008, segundo o parlamentar soa à coerção, ao invés de “prêmio” ou complemento de salário, como foi estabelecido em sua forma original.

Lúdio enfatiza que, o trabalhador da Saúde, que vinha desestimulado, hoje enfrenta situação de desrespeito e, sindicatos já estariam se mobilizando para rever a situação. O prêmio, que tem percentual variado, podendo chegar a 60% do salário do servidor, dependendo do ocupado, deixa de ser pago, se: houver licença médica, licença maternidade, usufruto de férias, falta ao trabalho, atraso de 30 minutos, deixar de usar crachá ou uniforme.

As situações, elencadas pelo vereador, são tidas como objeto de coerção e opressão, além de se tratarem de questões “absurdas”. “Então o servidor não pode sequer ter um quadro viral, uma infecção intestinal, uma pneumonia e entrar com pedido de licença médica, que perderá o direito ao prêmio?” – Questiona o vereador.

Na ordem do dia, da sessão, três requerimentos foram aprovados pelos parlamentares. Dois deles, de autoria do vereador Ivan Evangelista (PPS), requer a realização de sessão especial comemorativa em homenagem ao grupo de idosos do bairro Campo velho e outra em homenagem ao Programa de Erradicação do Trabalho Infantil. O terceiro requerimento, de autoria do vereador Luiz Poção é para a realização de audiência pública com a finalidade de discutir as implicações da equiparação do horário de Mato Grosso, ao de Brasília.

Assessoria: Secom CâmaraCba/Gleid Moreira