31/03/2016
Lei aprovada proíbe homenagem a corruptos em Cuiabá
Assessoria de Gabinete
Vereador Adilson Levante
Aprovado o Projeto de Lei apresentado pelo vereador Adilson Levante (PSB) na Câmara Municipal de Cuiabá, que proíbe a homenagem a pessoas que tenham sido condenadas por atos de improbidade ou corrupção.

Segundo o Vereador é inaceitável que nossas ruas, praças, parques e edifícios recebam nome de pessoas que cometeram atos ilegais. “É como caminhar em uma terra sei lei”, diz o Vereador.

A restrição também atinge pessoas que tenham praticado atos de lesa-humanidade, como racismo, homofobia e intolerância religiosa, tortura, exploração do trabalho escravo, violação dos direitos humanos e maus tratos aos animais. “Devemos ser mais severos no momento da escolha das pessoas a serem homenageadas, e proibir a denominação de prédios e logradouros públicos com nome de corruptos”, explica Levante.

Para ele, esse tipo de homenagem transmite informação de geração a geração e acaba consolidado, sendo aceito pelas comunidades e grupos sociais sem o necessário conhecimento da sua natureza ou história.

O vereador agradeceu o apoio dos pares pela aprovação do projeto e afirma que a lei irá atuar como uma forma de zelar pelo nosso patrimônio cultural, histórico e ético de Cuiabá. “Temos que educar a mente de nossos jovens com ações para formação de um caráter social ilibado”, pontua Adilson.

Assessoria de Imprensa- Plenário MT
Josiane Barros