10/03/2016
Domingos Sávio homenageia dirigente da Aprosoja
Thiago Cesar - Secom/CMC
Vereador Domingos Sávio
O vereador Domingos Sávio (PSD) teve aprovado pela Câmara Municipal de Cuiabá o Decreto Legislativo que concede o Título Honorífico de Cidadão Cuiabano ao senhor Carlos Henrique Baqueta Fávaro.

Nascido em Bela Vista do Paraíso, norte do Paraná, em 19 de outubro de 1969, Carlos Fávaro é filho dos agricultores Ana Rita Baqueta Fávaro e de João Eden Zamarian. Casado com a dona de casa Claudinéia Vendramini Fávaro, tem duas filhas, Rafaela e Beatriz. A origem humilde impôs a Carlos Fávaro uma vida de desafios e aprendizados, desde a infância ele começou a ajudar o pai nos trabalhos da propriedade. Aos 14 anos estudava pela manhã e a tarde ajudava na pequena plantação de café, soja e milho da família.  Estudou em escolas públicas durante o ensino fundamental, no município de Bela Vista do Paraíso. O ensino médio fez em escola particular, em Londrina, no Paraná.   Carlos Fávaro chegou em Mato Grosso com o pai e o irmão mais novo no ano de 1986. Instalaram-se em um município que a base era reforma agrária: Lucas do Rio Verde, onde começaram a plantar arroz, milho, sorgo, soja e constituiu sua família.  Atualmente cultiva soja, milho e sorgo com a família, nos municípios de Vera e Guarantã do Norte, região Norte.

No ano 2005, frente à maior crise do setor produtivo, o Grito do Ipiranga, Fávaro decidiu ir à luta pelos direitos e melhorias para a classe, por entender que apenas reclamar do governo não resolveria.

Tornou-se delegado, em 2006, da Associação dos Produtores de Soja e Milho do Estado de Mato Grosso (Aprosoja), entidade de representação de classe.  No ano de 2007, foi eleito presidente da Cooperativa Agroindustrial dos Produtores de Lucas do Rio Verde (Cooperbio Verde), exercendo o cargo até 2011.

Em 2008 passou a ser delegado coordenador da Aprosoja pelo município de Lucas do Rio Verde.  Com sua característica nata de liderança, pacificador, de compromisso com as pessoas e com a legalidade, tornou-se vice-presidente da Aprosoja-MT e da Associação dos Produtores de Soja do BRASIL (Aprosoja Brasil), em 2010.

Já no ano de 2012, por toda a sua trajetória de vida como agricultor e reconhecimento de sua liderança, Fávaro foi eleito presidente da Aprosoja-MT, sendo reeleito para o segundo Biênio (2014-2015), o qual se licenciou em 03 de junho de 2014.  Sua atuação promoveu a desburocratização de processos na entidade, a escolha dos delegados, por meio de votação direta, a igualdade entre grande e pequenos produtores na hora de escolhas em assembleia, na qual prevalece a democracia. Implantou também a eleição do Conselho Fiscal separado do processo eleitoral da diretoria executiva da entidade, por entender que é mais justo e democrático que o conselho tenha total independência, inclusive, no momento de formação de chapa.

Jê Fernandes – Secom/CMC