03/06/2008
Lutero resgata história do professor Jescelino Reiners e homenageia família
Secom Câmara/CBA
Placa nominativa Escola Jescelino Reiners
“Meu tio trabalhou a vida inteira com a educação e eu acredito que um país sem educação, sem memória e história não é nada. Têm muitos cuiabanos que fizeram muito pela cidade, mas estão esquecidos. Por isso esse projeto do vereador Lutero é muito importante. Acho que tudo que se faz para resgatar a história e trazer para o conhecimento das pessoas é muito bom”, comentou Idalba Reiners, nesta quarta-feira (21), durante a inauguração da placa nominativa da escola municipal que leva o nome de seu tio Jescelino José Reiners, no bairro Novo Horizonte, pelo vereador e presidente da Câmara Municipal de Cuiabá, Lutero Ponce (PMDB).

A implantação das novas placas é regulamentada pela Lei Municipal 4.992 de julho de 2007 que estabelece a obrigatoriedade de foto e histórico do homenageado que cede o nome a logradouros públicos da Capital. De acordo com o vereador Lutero Ponce, que criou o projeto que deu origem à Lei, esta tem o sentido de resgatar a história da cidade e das pessoas que colaboraram com o seu desenvolvimento. Lutero disse ainda que além de resgatar a história das escolas e policlínicas, irá resgatar também a história das praças e ruas da Capital. “Como sociólogo Jescelino fez muito pelo ensino e merece o reconhecimento. Acredito que o município ou Estado que deixa a sua história se perder, perde o que há de mais bonito. Vocês crianças que são o futuro do nosso país devem ter a consciência da importância disso e ter a história do professor Jescelino como exemplo de vida”, afirmou aos alunos da escola Jescelino Reiners.

Segundo a diretora da instituição, Marileuza Campos Barbosa, o professor Jescelino foi um democrata no ensino de Mato Grosso e em sua memória fará a leitura de sua biografia junto com os alunos todos os anos durante a comemoração do aniversário de fundação do colégio. “Estou muito feliz de ver que um mato-grossense está sendo homenageado hoje. Infelizmente a gente só dá o nome quando as pessoas morrem, mas ele não morreu pra nós, está em nosso coração. Quero agradecer de coração em nome dessa comunidade escolar”, disse.

Jescelino faleceu em 1974. Em vida, militou no movimento estudantil, formou-se em sociologia pela Faculdade de Filosofia de Campo Grande no Estado do Rio de Janeiro, foi professor e diretor do Instituto de Ciências e Letras de Cuiabá, diretor do Departamento de Recursos Humanos da Universidade Federal de Mato Grosso, implantou vários cursos na universidade entre eles Economia e Serviço Social e ajudou a implantar a Secretaria de Planejamento do Estado na gestão do governo Fernando Correia da Costa.

Assessoria: Secom CâmaraCba/Glaucia Colognesi