19/02/2016
Vereador destaca necessidade de ações mais amplas para combater o Aedes Aegypti
Rafael Martine - Câmara Municipal de Cuiabá
Vereador Allan Kardec
No retorno do ano legislativo da Câmara Municipal de Cuiabá, o vereador Allan Kardec (PT) se posicionou diante da gravidade e do aumento de casos de dengue e também do zika vírus, destacando a importância do combate ao mosquito Aedes Aegypti através do envolvimento de toda a população, inclusive, com denúncia de locais com possíveis focos de criadouro.

Além disso, o parlamentar lembrou a lei de sua autoria, que foi sancionada há mais de dois anos, mas que até hoje não foi implantada. A lei 5.693/13 autoriza o Executivo a estabelecer comodato com os proprietários de terrenos baldios ou lotes urbanos, que não tenham construção e estejam abandonados, para que se transformem em hortas comunitárias.

Para o vereador é hora de ir além de soluções paliativas e aproveitar ideias que possam contribuir para a sociedade. “Essa lei permite ao Executivo desenvolver uma série de ações capazes de melhorar a imagem da cidade, tornando esses terrenos áreas úteis, inclusive, gerando renda e emprego para àqueles que desejam plantar. Isso acaba de vez com locais que possam servir para a proliferação do mosquito e também de outros animais, nocivos à saúde humana”, frisou.

O parlamentar defendeu ainda que a utilização do terreno de forma social vai acabar com a necessidade das manutenções de limpeza, dando fim ao problema dos matagais e também do acúmulo de lixo e resíduos - um dos maiores criadouros de mosquitos. “Caminhos nós já estabelecemos, a lei está ai, falta vontade política para implantá-la”, pontuou Allan Kardec.

Pela lei, o convênio da prefeitura com os proprietários deveria ser objeto de um Programa desenvolvido pelos órgãos ligados aos setores de agricultura, abastecimento e educação da cidade, com vistas a beneficiar tanto pessoas como entidades, no fornecimento de alimentos.

Luciana Oliveira Pereira em colaboração com Marco Antônio Veiga, do gabinete