Acessibilidade
Início

NOTÍCIAS
03/02/2016
Unidades de Saúde de Cuiabá podem ganhar nova especialidade médica
Rafael Martine - CMC
Vereador Paulo Araújo
Com aumento na expectativa de vida da população, o especialista em geriatria, responsável por estudar o complexo de envelhecimento do ser humano tem se tornado uma demanda cada vez mais frequente nas unidades de saúde de Cuiabá, principalmente, por tratar da prevenção e diagnóstico precoce de doenças, como osteoporose, diabetes, infarto, pneumonia e outras doenças comuns na terceira idade.

Avaliando a necessidade da especialidade, o vereador Paulo Araújo, apresentou na sessão plenária desta terça-feira (02/01), na Câmara de Cuiabá, projeto de lei tornando obrigatória a disponibilização de um médico geriatra para atendimento dos idosos nas unidades de programas Saúde da Família e nas Unidades Pronto Atendimento da capital.

A proposta, além de ser uma sugestão recebida no gabinete, acompanha a mudança no perfil demográfico do Estado, preparando o serviço público a atender essa importante demanda. “Nas ultimas décadas há registros de aumento no número de idosos, o poder público precisa se preparar para atender a demanda, essa lei vai de encontro com a necessidade”, destacou.

Além do atendimento clínico, o profissional geriatra atende psicologicamente esse grupo de pacientes. Conforme o vereador, essa proposta é um tipo de política pública voltada para a terceira idade e, passará, por discussão e tramitação na Casa de Leis.

Ao propor o projeto de lei, o vereador Paulo se amparou no artigo 15 da Constituição federal que “assegura a atenção integral à saúde do idoso, por intermédio do Sistema Único de Saúde – SUS, garantindo-lhe o acesso universal e igualitário, em conjunto articulado e contínuo das ações e serviços, para a prevenção, promoção, proteção e recuperação da saúde, incluindo a atenção especial às doenças que afetam preferencialmente os idosos”.

Jê Fernandes – Secom/CMC




Imprimir Voltar Compartilhar:   Share




+ Notícias
19/04 - Dídimo celebra Dia do Radioamador com abertura de espaço na Tribuna Livre
19/04 - Kits da 1ª Corrida de Rua Família Popular começam a ser entregues
SESSÃO AO VIVO
INFORMES

Brasão de Cuiabá
Praça Moreira Cabral - Centro - s/n - Cuiabá-MT - CEP 78020-010 - Fone:(65) 3617-1500
secom@camaracuiaba.mt.gov.br - Desenvolvimento: STIT - Todos os direitos reservados © 2023
O horário de atendimento ao público é de segunda a sexta-feira das 7:30hs às 18:00hs.