21/09/2015
Dia da Árvore: o legado verde da Copa
Assessoria de gabinete
Vereador Mário Nadaf
Idealizado como o maior legado da Copa do Mundo para Cuiabá e Várzea Grande, o VLT é hoje um dos piores pesadelos dos mato-grossenses. Além dos gastos milionários sem qualquer retorno à sociedade, foram retiradas mais de 2000 árvores das principais vias da cidade.  Foram 22,7 Km de supressão arbórea.

Recentemente, Cuiabá ganhou um apelido em rede nacional: “cuiabrasa”. A alcunha foi citada até mesmo no Jornal Nacional. A brincadeira faz referência às altas temperaturas, característica da Capital de Mato Grosso.

Na tentativa de resgatar o título de “cidade verde”, venho desenvolvendo um projeto, o “Movimento Plantar”, que consiste no plantio de árvores e mudas nativas, frutíferas e ornamentais, típicas do bioma do Cerrado mato-grossense.

Estamos na 16ª edição e já foram plantadas mais de cinco mil mudas de árvores, contribuindo assim com o reflorestamento urbano. A ideia é aproveitar minha proposta e fazer uma espécie de cinturão verde nas vias que receberiam o modal e, também idealizarmos a construção de uma ciclovia.

Fenômenos climáticos e o próprio aquecimento global contribuem para o aumento da temperatura, que em Cuiabá ultrapassa facilmente os 40º.

Nesta segunda-feira (21) é comemorado o Dia da Árvore e nos orgulhamos da nossa contribuição até aqui. Já plantamos cinco mil mudas, o que ultrapassa a quantidade de árvores que foram retiradas para as obras do VLT.

A variação de temperatura, redução nos índices pluviométricos, destruição da biodiversidade, resultam na diminuição e extinção de espécies vegetais e animais. Essas são consequências drásticas causadas pelo desmatamento que estamos combatendo.

O Movimento já visitou todas as regiões de Cuiabá, e o objetivo é que até 2016 mais 50 localidades recebam o projeto. Neste Dia da Árvore una-se à nossa proposta, ouça a sabedoria popular e plante uma árvore!

Algumas edições do Movimento Plantar foram feitas em parcerias com escolas municipais, tendo o apoio da Prefeitura de Cuiabá e da iniciativa privada.

Mario Nadaf é cuiabano, advogado e professor, formado pela PUC (Pontifícia Universidade Católica do Paraná) e pela Universidade Federal do Paraná. É Presidente Municipal do PV – Partido Verde, e está vereador por Cuiabá.