19/09/2015
Orla do Porto pode levar nome de escritor cuiabano
Luiz Alves - Secom CMC
Vereador Juca do Guaraná Filho
Juca do Guaraná Filho (PTdoB), em sessão da câmara Municipal de Cuiabá, destacou a possibilidade de nomear a Orla do Porto de “Manoel de Barros”, para prestigiar o poeta.

Nequinho, como era chamado carinhosamente pelos familiares, nasceu em Cuiabá-MT em 19 de dezembro de 1916, na região do Porto.

Em seu “Livro das Ignoranças”, declara: “Padre Ezequiel, foi meu primeiro professor de “A GRAMÁTICA”. Venho de um Cuiabá garimpo e de ruelas importantes. Meu pai teve uma venda de bananas no Beco da Marinha, onde nasci, sou Cuiabano”.
Manuel de Barros foi criado no Pantanal de Corumbá entre bichos do chão, aves, pessoas humildes, árvores e rios. “Aprecio viver em lugares decadentes  por gosto de estar entre pedras e lagartos”, dizia o escritor.

Hoje, Manoel de Barros é reconhecido nacional e internacionalmente como um dos poetas mais originais do século e mais importantes do Brasil.

Juca afirma, “entendo a importância desta justa homenagem ao grande poeta que impactou gerações, com seu humor e relevância acadêmica, como exemplo aos descendentes”, pontua o vereador.

Nilce Gouveia – assessoria de gabinete