17/09/2015
Toninho fala sobre atuação do Legislativo na Regularização Fundiária do Parque Mariana
Assessoria de Gabinete
Vereador Toninho de Sousa
Na Sessão Ordinária desta quinta-feira (17) realizada na Câmara Municipal de Cuiabá, o vereador Toninho de Souza (PSD) lembrou que hoje o Parque Mariana, localizado na Região do Coxipó aqui na Capital, completa hoje 4 anos de fundação. O parlamentar falou sobre a importante atuação da Câmara no processo de regularização do bairro.

“O bairro Parque Mariana é uma conquista que teve a participação fundamental da Câmara Municipal de Cuiabá, quero deixar registrado que tanto se questiona o trabalho da Câmara, e aproveito para enaltecer o trabalho que é realizado aqui. Em 2013, a região onde hoje está o bairro foi fruto de uma ocupação, e a Câmara foi decisiva na Regularização Fundiária desse bairro, chamado Parque Mariana, que hoje não é mais uma invasão, está devidamente estabelecido, no ano passado foi feito a regularização definitiva” lembrou.

Toninho de Souza explicou ainda que os moradores vieram ao Legislativo solicitar apoio e foram prontamente atendidos. “Os moradores vieram a esse parlamento em Caravana, buscaram o apoio deste parlamento, e nós formamos uma Comissão de quatro vereadores, onde eu fiz parte juntamente com os parlamentares Arilson da Silva, Oséas Machado e Onofre Júnior. Nós fomos buscando alternativas para criar uma solução definitiva. Era uma área de 19 hectares que pertencia ao Serviço Social do Comércio-Sesc e que estava sendo pedido a desocupação do local”, pontuou.

O parlamentar lembrou ainda que diante da situação apareceram caminhos para resolver o impasse e a Comissão descobriu que o Sesc em Mato Grosso possuía 111 mil hectares para a Preservação Ambiental entre Pantanal e a região de Bom Jardim. “Nós tentamos sensibilizar o Sesc que cuidar de onça, de capivaras e de outros animais era uma atitude importante, mas destinar aquele espaço para cuidar de gente também tinha fundamental importância. Não foi pedido a doação da área para essas pessoas, mas propusemos  ao Sesc  uma permuta com o Governo do Estado, já que ali era um bairro estabelecido, o Governo tinha um outro patrimônio para oferecer em troca desta área. Então o Sesc aceitou a proposta e uma outra área foi escolhida, e por meio de um Projeto de Lei, nós criamos essa permuta, a área ficou com os moradores e o Sesc  com outro patrimônio do Governo do Estado,  tudo feito dentro da Lei, por meio de um Projeto na Assembleia Legislativa de Mato Grosso”, explicou o parlamentar Cuiabano.

Ainda de acordo com Toninho de Souza, hoje o Parque Mariana é um bairro estabelecido, devidamente regularizado com a participação da Câmara Municipal de Cuiabá e hoje completa 4 anos. “É preciso lembrar que a Câmara atua em diversos setores, não só na questão da regularização fundiária, mas também estendendo à sua mão, fazendo a sua função política, como neste caso, a situação do Parque Mariana, assim como em outras situações, como as fiscalizações que nós temos nas unidades de saúde, que é a fiscalização lá na ponta e que você defende no dia a dia melhorias na qualidade do atendimento ao cidadão”, finalizou o parlamentar.

Verônica Rakel - Assessoria de Gabinete
Contato: (65) 9931-2834