10/09/2015
Toninho de Souza se reúne com secretário e artesãos da Matriz para discutir desocupação
Assessoria de Gabinete
Reunião com Artesãos
O vereador Toninho de Souza (PSD) esteve reunido nesta quarta-feira (09) com o secretário Leandro Carvalho, da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer e também com representantes da Associação Mato-grossense de Artesãos (AMA) para esclarecer sobre a desocupação do Beco da Matriz, localizado entre a Igreja Matriz e o Palácio da Instrução, no centro de Cuiabá.

Durante a reunião o secretário Leandro Carvalho explicou que a retirada dos artesãos e comerciantes foi determinada pela justiça após uma ação civil pública, proposta pelo Ministério Público Estadual. O vereador Toninho de Souza explicou a preocupação dos artesãos e a importância da permanência deles no local. “Estes artesãos estão ali há mais de 16 anos, são trabalhadores que tiram dali o sustento e fazem parte da economia do Município, explicou o parlamentar.

Depois de repassadas as informações sobre a decisão Judicial, o vereador Toninho de Souza explicou aos artesãos quais medidas serão tomadas para a permanência deles no Beco da Matriz. “O secretário Leandro Carvalho nos informou que o pedido de retirada dos artesãos do local não é uma iniciativa da Secretaria de Estado de Cultura e sim de uma decisão Judicial do Ministério Público. Agora é preciso haver um entendimento entre o Judiciário e a Prefeitura, e nós faremos isso. Já pedimos um prazo para a secretaria de Ordem Pública para não fazer a desocupação dos artesãos. Vamos buscar um entendimento com o poder Judiciário e tentar resolver isso na esfera jurídica e também um entendimento com o Prefeito”, explicou.

Uma das soluções segundo o parlamentar é a criação de uma Lei na Câmara Municipal de Cuiabá, com o objetivo de transformar o Beco da Matriz em um calçadão para que estes artesãos possam trabalhar com tranqüilidade. Com esta sugestão o vereador Toninho de Souza se dirigiu até o prefeito em exercício Júlio Pinheiro, para sugerir e pedir o apoio em relação à criação desta Lei.  “Vamos solicitar o apoio do vereador Júlio Pinheiro para que essa Lei possa ser criada e colocada em votação o quanto antes na Câmara Municipal de Cuiabá”, explicou o parlamentar cuiabano.

O prefeito em exercício Júlio Pinheiro recebeu em seu gabinete o vereador Toninho de Souza e os representantes da Associação Mato-grossense de Artesãos e apoiou a sugestão proposta. “O vereador Toninho de Souza e os artesãos podem contar com a minha ajuda, vou me reunir com o secretário de Trabalho e Emprego Domingos Sávio, e o quanto antes esta Lei estará na Câmara Municipal para votação”, enfatizou Pinheiro.

A presidente da Associação Mato-grossense de Artesãos (AMA) Devanir Dantas, disse que saiu satisfeita das reuniões. ”Agradeço muito apoio do vereador Toninho de Souza que busca solucionar este impasse, nós artesãos só queremos trabalhar, tirar o nosso sustento, não temos outra alternativa, precisamos deste espaço, é muito importante que possamos permanecer no local, vamos nos adequar melhor ao espaço, e seguir as recomendações, mas o nosso local de trabalho é ali”, explicou.

Verônica Rakel - Assessoria de Gabinete
Contato: (65) 9931-2834