04/09/2015
Vereador Dilemário cobra do Prefeito entendimento com os professores para por fim à greve da categoria
Assessoria de Gabinete
Professores Municipais em Greve
O vereador Dilemário Alencar (PTB) cobrou a necessidade do Executivo Municipal buscar entendimento o mais urgente possível com os professores do município para por fim à greve da categoria que começou na última segunda-feira (31). O vereador explicou que o principal motivo que levou os professores a decretar greve por tempo indeterminado foi a negativa do prefeito Mauro Mendes (PSB) em negociar aumento real dos salários da categoria.

“A diretoria do Sindicato dos Professores vem tentando negociar a garantia de aumento real para os salários dos professores como forma de fazer frente à carestia de preços que tem diminuído o poder de compra dos trabalhadores. No entanto, a gestão municipal alega não pode atender o pleito devido à crise econômica vivida no país. Penso que é um erro essa postura da administração, pois os trabalhadores não são responsáveis pela crise e não podem pagar por ela. Ademais, buscar a valorização do professor é o melhor investimento que o poder público pode fazer para construir uma nação melhor”, defendeu o vereador Dilemário.

A proposta salarial feita pelo Sindicato dos Professores (Sintep/Cuiabá) consiste na soma da reposição inflacionária de 9,31% e mais 3,09% de ganho real, perfazendo um reajuste 12,40% para os salários dos professores. O percentual de 9,31% já foi implantado na folha de pagamento dos professores no mês de julho. Segundo o Sintep, 70% das unidades de ensino estão sem funcionar. A greve afeta 48 mil alunos de 90 escolas e 50 creches.

A prefeitura apresentou na ultima terça-feira (01), na Junta de Conciliação de Conflitos Trabalhistas do Tribunal de Justiça do Estado de Mato Grosso, a proposta de ganho real para a categoria no percentual de  2,3% parcelado em duas vezes: 1,0% em novembro e 1,3% em janeiro de 2016. A direção do Sintep submeterá a proposta para ser avaliada em assembléia geral da categoria.

“Desde o ano de 2005 não ocorria greve na rede municipal de ensino. No ano passado os professores chegaram a paralisar também por ganho real. Lembro que ajudamos a intermediar um acordo da categoria com o prefeito, ocorrendo logo o fim da paralisação. Faço um apelo para que o prefeito, a exemplo de 2014, atenda a reivindicação da categoria para por fim à greve, pois acredito que é possível financeiramente a prefeitura atender a justa reivindicação dos professores”, disse Dilemário.

Assessoria de Comunicação do vereador Dilemário Alencar
E-mail: comunicacao.dilemario@gmail.com   Contato: (65) 3617-1580