28/08/2015
Após audiência, Câmara vai debater PCCS para os agentes comunitários de saúde
Assessoria de Gabinete
Audiência foi requerida pelo vereador Paulo Araújo
Presidida pelo vereador Paulo Araújo (PSD), a audiência pública realizada pela Câmara Municipal de Cuiabá lotou o plenário e as galerias da Casa para debater a situação dos agentes comunitários de saúde e agentes de combate às endemias na Capital. Entre várias demandas e problemas pontuais relatados pela categoria, está a cobrança para implantação do Plano de Cargos Carreira e Salários (PCCS).

Ao final da audiência Paulo Araújo recebeu um pré-projeto do PCCS elaborado pela assessoria jurídica do Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde de Mato Grosso (Sindacs-MT) e firmou o compromisso de promover reuniões com os demais vereadores para elaborar e apresentar um projeto de lei para o Município implantar um PCCS que atenda o pedido dos servidores. Ele explicou que o pré-projeto apresentado pelo sindicato será usado como base para avançar nas discussões e promover as alterações necessárias.

Além dos agentes que aproveitaram a oportunidade para expor as dificuldades enfrentadas no dia a dia e fazer sugestões para melhorias, o deputado estadual Doutor Leonardo Albuquerque (PDT) também participou da audiência pública e destacou a importância do evento e da valorização dos servidores.

Médico com vários anos de experiência no campo da saúde pública, Doutor Leonardo conhece em detalhes as funções dos agentes de comunitários de saúde e combate às endemias e a importância que desempenham na prevenção da saúde da população. Destacou que acompanha toda a trajetória de Paulo Araújo que briga pela categoria da saúde e elogiou o vereador pela iniciativa de promover o debate no Legislativo Municipal.

Na Assembleia Legislativa, o deputado defende a luta do Sindacs e mantém constantes reuniões com a presidente do Sindicato, Dinorá Magalhães, para elaboração de uma lei estadual que vai regulamentar a profissão com intuito de solucionar os problemas enfrentados pelos profissionais. “Logo, logo nossa lei estadual estará saindo para contribuir com a categoria”, destacou Leonardo.

A presidente do Sindacs-MT, Dinorá Magalhães, destacou a luta dos agentes, profissão que completa 20 anos no Estado no dia 3 de outubro. Falou dos ganhos na questão da qualificação profissional, pois hoje todos têm ensino médio completo e muitos têm ensino superior. Também lembrou das perdas de colegas que desistiram da profissão pela falta de reconhecimento e condições de trabalho e da retirada dos 40% do adicional de insalubridade, revogada na gestão do prefeito Wilson Santos e que a categoria precisou protestar e se vestir de preto para ter de volta parte do benefício.

Ela criticou a inércia do Estado que não tem feito sua parte e principalmente a Prefeitura de Cuiabá que se recusa a dialogar com a categoria. “Mas não desistimos e estamos aqui, precisamos e merecemos o PCCS são 20 anos de luta, trabalho e algumas sequelas. São muitos colegas sequelados, em desvio de função, pino na coluna, aposentadoria por algum tipo de doença que tem mais como trabalhar. Outros, mesmo doentes não conseguem se aposentar. Hoje temos esses desafios a discutir.  Estamos aqui para discutir debater e cobrar nossos direitos”, destacou a sindicalista.

Por fim, o vereador Paulo Araújo lamentou a ausência do secretário municipal de Saúde, Ary Soares, que foi convidado e confirmou presença na audiência, mas não compareceu, não mandou outro representante e nem justificou a ausência. Várias das questões debatidas no evento precisam chegar aos gestores municipais que têm autonomia de deliberar e decidir por acatar ou não. De todo modo, o vereador explica que vai encaminhar ao secretário a pauta que foi deliberada na audiência com as principais demandas da categoria, para que o secretário se posicione e dê uma resposta aos trabalhadores e à população cuiabana que tem direito a uma saúde pública de qualidade.

Welington Sabino - Assessoria de Gabinete