14/08/2015
Câmara abre espaço para população LGBT
Assessoria de Gabinete
Reunião da Câmara com Grupo Livre-Mente e CMADS
Em nome da Câmara de Cuiabá, os vereadores Allan Kardec (PT), Toninho de Souza (PSD) e Maurélio Ribeiro (PSDB) receberam os representes do Grupo Livre-Mente: Conscientização e Direitos Humanos, e do Conselho de Atenção à Diversidade Sexual (CMADS) para debater sobre a 13ª Parada da Diversidade Sexual em Cuiabá.

A reunião ocorreu na manhã de ontem (14) na sede da Casa de Leis. Na oportunidade, além das informações acerca do evento, o debate ainda trouxe ao conhecimento dos parlamentares outros pontos que necessitam de discussão.

Entre as principais questões postas está o fato de Cuiabá ser a Capital que recebe o maior número de denúncia de violência contra homossexuais por meio do disk 100. Além disso, o número de casos de gays com doenças sexualmente transmissíveis aumentou consideravelmente no último ano em três municípios do Estado.

“Há mais de 10 anos que o município e o Governo do Estado não investe em campanhas de prevenção contra DSTs voltada para a população LGBT, que seria a população mais vulnerável a estes tipos de doenças”, pontuou o presidente do Conselho, Clovis Arantes.

Outro ponto cobrado por eles diz respeito à implantação de políticas públicas voltada para educação, como programa de governo que garantam estudo e emprego.

“A evasão escolar de LGBTs é muito alta. Conseguintemente, a inserção no mercado de trabalho é difícil. A nossa sugestão é a implantação do PRONATEC voltada para a população LGBT”, acrescenta o psicólogo Gabriel Henrique.

Com o intuito de abranger esta discussão e auxiliá-los nesta luta, os parlamentares garantiram a abertura de um espaço na Casa de Leis para promover este debate. Uma data para a realização de uma audiência pública será definida na próxima semana.

“Em três anos que estamos nesta Parlamento, não tivemos nenhuma reunião neste sentido. Este tipo de debate tem que se tornar frequente, precisamos ser provocados por vocês para desenvolver algum tipo de ação”, ressaltou o vereador Maurélio. Toninho, por sua vez, acredita que a discussão deve ser feita com base em temas específicos para conseguir avanços de forma mais célere. “Temos que promover esta discussão urgentemente, principalmente em torno de dois pontos específicos, que diz respeito à educação e saúde. Se conseguirmos fazer isto este ano podemos inserir as questões no Plano Municipal de Educação, e no orçamento da saúde do próximo ano”, frisou o social democrata.

Allan deve formalizar o pedido de audiência pública na próxima semana. “Precisamos trazer este embates para o Parlamento e ao conhecimento da população no geral. Somente desta forma vamos poder promover ações em prol da população LGBT e cobrar uma postura mais efetiva do Executivo”, finalizou.

Kamila Arruda – Assessora de Gabinete