08/08/2015
Arilson apresenta Moção de Apoio aos bancários do HSBC após venda do Banco
Assessoria de gabinete
Vereador Arilson em uso da Tribuna
Luta do Sindicato dos Bancários e dos trabalhadores é destacada na Moção pela manutenção do emprego

A primeira sessão da Câmara de Cuiabá (04) após o recesso teve como destaque a defesa do vereador Arilson da Silva (PT) aos trabalhadores do HSBC e Bradesco após a fusão dos bancos e a luta do Sindicato dos Bancários de Mato Grosso (SEEB-MT) pela manutenção dos empregos. O HSBC teve sua venda anunciada nesta segunda-feira (03) e através da tribuna, o vereador fez a defesa da estabilidade dos trabalhadores.

De acordo com Arilson da Silva, a Moção de Apoio destaca a atuação que já vem sendo realizada do Sindicato junto com os bancários na valorização dos trabalhadores e pela garantia de postos de trabalho, uma vez que os bancários são os principais agentes dos lucros exorbitantes dos bancos. “Os bancários são os principais ativos dos bancos, são eles que trazem os resultados positivos. Não é justo submetê-los a insegurança no emprego com esta fusão entre bancos, a luta é por dignidade e reconhecimento”.

Durante fala na sessão, o vereador Arilson da Silva que também é bancário e dirigente do SEEB-MT, destacou que a luta da categoria será intensificada e que o setor mais lucrativo que é o bancário pode manter os empregos, uma vez que somente em 2014, os seis maiores bancos (BB, Itaú-Unibanco, Bradesco, CEF, Santander e HSBC) passaram a concentrar 82,5% do Ativo Total do Sistema Bancário Brasileiro.

O número total de empregados do HSBC no País, em dezembro de 2014, era de 20.165 trabalhadores e o número de agências bancárias no Brasil era de 853 unidades. O Bradesco deve desembolsar US$ 5,2 bilhões (ou R$ 17,6 bilhões) pelo HSBC Brasil.

Marcela Brito - Assessoria de Gabinete
Contato (65) 96424976