06/08/2015
Luiz Alves Secom - CMC
Vereador Paulo Araújo

Paulo Araújo cobra melhorias nas políticas para pessoas com deficiência

No retorno das atividades parlamentares do segundo semestre, o vereador Paulo Araújo (PSD)  intensifica as ações do mandato e nessa quarta-feira (5) participou de dois eventos fora da Câmara de Cuiabá, mas que fazem parte de sua atuação parlamentar no Legislativo Municipal.

Um deles foi a posse dos novos integrantes do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência. Os 36 conselheiros foram empossados com a missão de assessorar e acompanhar a implementação de políticas de interesse das pessoas portadoras de deficiência em Cuiabá.

Nesse sentido, o vereador Paulo Araújo tem trabalhado para apresentar projetos que garantam uma melhor qualidade de vida às pessoas com deficiência. Entre eles, está a lei municipal de autoria de Araújo em vigor desde novembro de 2014 que prevê a redução de carga horária, sem prejuízo na remuneração, para servidores públicos responsáveis por pessoas com deficiência que precisam de atenção permanente.

Ao avaliar  condução da política para a pessoa com deficiência em Mato Grosso e na Capital, Paulo destacou que ainda é muito deficitária. “Estamos engatinhando com muita dificuldade, com muito pouco eficiência e eficácia na aplicabilidade da lei. Estamos falando daquilo que é garantido na Constituição”, ressaltou.

O parlamentar deixou claro que seu objetivo é contribuir para reverter essa realidade. “A política da pessoa com deficiência se nós pegarmos e aplicarmos aqui e déssemos uma nota, infelizmente acho que a nota não passaria de 5 diante das dificuldades que eventualmente a gente encontra. Na área de saúde, posso afirmar que nós estamos muito distantes daquilo que poderia ser bom”, alertou o vereador que é servidor público de carreira na saúde pública de Mato Grosso.

Agentes de saúde – Também na quarta-feira, o vereador Paulo Araújo participou de uma reunião com a presidente do Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde de Mato Grosso (Sindacs-MT), Dinorá Magalhães Arcanjo. Eles foram atendidos pelo chefe de gabinete da Secretaria de Gestão de Cuiabá, Andrea de Ianis, que prestou as informações solicitadas pela categoria em relação aos novos agentes concursados.

As dúvidas envolviam questões relativas à posse, documentação necessária, rescisão e acerto, valor do salário dos novatos se será igual dos agentes já efetivos, se serão remanejados para outra área. Todas as questões foram esclarecidas na reunião.

Welington Sabino – Assessoria de Gabinete

16/04 - PCDs marcam presença na 5ª Corrida do Legislativo