13/07/2015
Com 9 emendas à LDO Paulo Araújo prioriza saúde mental e desintoxicação de usuários de drogas
Luiz Alves Secom - CMC
Vereador Paulo Araújo

Com objetivo de auxiliar o município de Cuiabá no planejamento financeiro para atender quem precisa de tratamento contra o uso de álcool, drogas e também doentes mentais, o vereador Paulo Araújo ( PSD) apresentou nove emendas ao Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para o exercício financeiro de 2016.

São Emendas Aditivas no orçamento da Secretaria Municipal de Saúde por meio da LDO que visam a destinar verbas para construção da Unidade de Pronto-atendimento (UPA) da região Oeste em Cuiabá e a implantação  do Centro de Atendimento de Atenção Psicossocial (CAPS) na mesma região.

Também pede o credenciamento de 15 leitos de desintoxicação para usuários de álcool e drogas na rede pública municipal. Outra solicitação é para o credenciamento de leitos em comunidades terapêuticas para usuários de álcool e drogas. Uma das emendas também pede a regularização fundiária do bairro Santa Isabel.

Profissional de carreira na saúde com amplo conhecimento técnico sobre saúde pública, Paulo Araújo destaca que hoje não existem leitos de tratamento pelo Sistema Único de Saúde (SUS) na Capital. Enquanto isso não acontece, doentes mentais e usuários de drogas além de familiares ficam totalmente desamparados e desestruturados sem saber a quem recorrer em busca de tratamento.

O vereador destaca que as funções das emendas apresentadas são para investimento na assistência hospitalar e ambulatorial, na atenção básica de saúde e também para implantar saúde bucal em todas as unidades de Programa de Saúde da Família (PSF). Outro objetivo é investir na estrutura física e instalações da Secretaria Municipal de Saúde para oferecer condições adequadas de trabalho aos servidores. Também pede a convocação de concursados e para isso é preciso garantir orçamento.

A LDO tem como uma das finalidades orientar na elaboração da Lei Orçamentária Anual (LOA) do município. Para isso são realizadas as audiências da LDO com a participação da população e dos vereadores, oportunizando que sejam feitas sugestões para melhor investir os recursos públicos em prol da sociedade cuiabana.

Welington Sabino - Assessoria de Gabinete