13/07/2015
Audiência Pública vai debater necessidade da criação de Plano Cicloviário para Cuiabá
Assessoria de Gabinete
Ciclovia

Ciclistas e apoiadores da bicicleta como meio alternativo de transporte se reunirão em Audiência Pública na Câmara Municipal para  defender a necessidade da criação de um Plano Cicloviário para Cuiabá e discutir outros assuntos inerentes ao ciclismo urbano. A audiência requerida pelos vereadores Dilemário Alencar (PTB) e Arilson da Silva (PT), será realizada na próxima segunda-feira (13), às 20 horas, no plenário de deliberações da Câmara.

“A bicicleta é usada por milhares de pessoas em Cuiabá. A audiência pública vai proporcionar ouvirmos a população sobre este importante tema e buscar despertar nos nossos governantes sobre a importância da bicicleta no contexto viário. Queremos que seja aprovada uma lei que crie um Plano Cicloviário que busque garantir a construção de ciclovias e ciclofaixas em nossa cidade como espaços preciosos para que as pessoas possam andar de forma segura em bicicleta para ir ao trabalho ou para praticar atividade esportiva e lazer”, explicou Dilemário.

A realização da audiência tem apoio de entidades ligadas ao ciclismo como a Associação MT Bikers, a Associação dos Ciclistas de Cuiabá e os movimentos Acorda Cuiabá, Ciclovia Já! e Cuiabá para Pessoas. Centenas de ciclistas irão à audiência com suas bicicletas, deixando-as estacionadas na Praça do Centro Geodésico da América do Sul, onde fica localizada a sede da Câmara Municipal de Cuiabá.

Os líderes dos movimentos organizados da bicicleta e os vereadores querem transformar a audiência pública em fórum permanente de defesa junto ao poder público para a necessidade de garantir segurança aos ciclistas, que geralmente pedalam em ruas da capital sem proteção, dividindo o mesmo espaço com o crescente número de automóveis e motos.

“O ciclismo cuiabano já deu prova do seu crescimento. Assim, é preciso atenção por parte dos executivos municipal e estadual para a bicicleta diante do trânsito caótico e da falta de investimento no transporte público. Vamos extrair do debate com a população e as autoridades que estarão presentes na audiência, um documento com propostas a ser entregue ao prefeito de Cuiabá e ao governador de Mato Grosso defendendo que é preciso planejamento para a nossa cidade que garanta a bicicleta como alternativa de mobilidade, visto que ela é um meio de transporte sustentável e saudável”, disse o vereador Dilemário.

Assessoria de Comunicação do vereador Dilemário Alencar

16/04 - PCDs marcam presença na 5ª Corrida do Legislativo