03/07/2015
Levante cobra proteção ao idoso e projeto é aprovado
Assessoria de Gabinete
Vereador Adilson Levante

Foi sancionada, no final de junho, pelo prefeito Mauro Mendes (PSB) o Projeto de Lei do vereador Adilson Levante (PSB), que obriga os estabelecimentos públicos e privados a prestar atendimento ao idoso através de notificação, caso seja detectado suspeita ou confirmação de violência ou maus tratos, (Lei Municipal 5.946/15); a lei já está em vigor.

Sabe-se que nos próximos anos a população brasileira será uma população idosa. Em consequência desse envelhecimento populacional, o idoso tornar-se alvo da violência.

A agressão à população acima de 60 anos vem de diversas formas, a falta de carinho, atenção, pressão psicológica, descaso e a agressão física e verbal. O número de idosos que sofrem algum tipo de abuso é tão grande que esse caso já se tornou um problema de saúde pública, vale ressaltar que muitas vezes as agressões podem resultar em morte em que o idoso agredido nem se quer, tem seus direitos atendidos.

Para se ter uma noção desta triste realidade, a cada 10 minutos, um idoso é agredido no Brasil e chega Em 70% desses casos, o agressor é o próprio filho. Os dados são da Secretaria de Envelhecimento Saudável e Qualidade de Vida do Brasil, as denúncias do mesmo tipo caíram nos últimos anos em 4,5%, mas nem com isso a estimativa foi alcançada de diminuir mais ainda a porcentagem de violência contra aos idosos.

E já em Cuiabá torna a crescer a violência com pessoas idosas chega por dia ser registrados mais de 90% de casos de agressão seja ela física ou verbal, o projeto de Levante proporciona segurança e estabilidade à terceira idade para que não ocorram mais agressões.

Muitos já registrados em nossa cidade como tentativas de suicídio e violência sexual, contra a terceira idade a lei proporcionou que nesses casos, as notificações devem ser feitas em até 24 horas, a partir do conhecimento da ocorrência, pelo meio de comunicação mais rápido disponível, à Vigilância Epidemiológica do Município.

Emylle Silva – Assessoria de Gabinete

19/04 - Kits da 1ª Corrida de Rua Família Popular começam a ser entregues