01/07/2015
Toninho de Souza propõe que Escolas Municipais realizem homenagem a patronos
Edinei Rosa
Vereador Toninho de Sousa

O vereador Toninho de Souza (PSD) apresentou na sessão desta terça-feira (30) Projeto de Lei que dispõe sobre a obrigatoriedade das Escolas Municipais prestarem homenagem ao patrono da unidade escolar nas respectivas datas de comemoração.

O Projeto de Lei visa a instruir não só os alunos, mas toda a comunidade escolar para que possam ter a oportunidade de conhecer a história do patrono da escola e também da fundação da unidade escolar.

Para o parlamentar é um meio importante de trazer a história e a origem do nome da escola para os estudantes. “Devemos buscar meios para incentivar e promover a educação e a cultura aos alunos, oferecendo a eles informações que possam contribuir com o seu conhecimento”, pontua.

Ainda de acordo com Toninho de Souza muitos estudantes não sabem a origem do nome da escola em que estudam e qual foi à história do homenageado, muitos tiveram papel importante no município ou no estado, dentro da política, no meio empresarial na cultura e na educação.

“É muito importante que os alunos saibam o motivo que levou aquela pessoa a ser homenageada, que serviços elas prestaram ao município ou para a comunidade onde a unidade escolar foi construída”, explica o parlamentar cuiabano.

Consta no Projeto que as unidades escolares deverão estabelecer o dia do Patrono da Escola, cuja data deve coincidir com a data de fundação da escola e com o aniversário ou o dia do falecimento do homenageado.

No dia escolhido para a comemoração devem ser promovidas atividades culturais e sociais voltadas à instrução de seus alunos quanto à vida e morte do patrono. O Projeto de Lei propõe que sejam realizadas palestras, exposições fotográficas, exposições de obras do homenageado, apresentações teatrais e gincanas.

Verônica Rakel - Assessoria de Imprensa

Contato (65) 9931-2834/3617-1505