08/05/2015
“Empreiteira que venceu licitação de R$ 39 milhões abandona obra no Jardim Vitória”, revela Dilemário
Assessoria de Gabinete
Vereador Dilemário Alencar

Autor do anteprojeto que criou a lei do Fundo Municipal de Pavimentação Urbana, o vereador Dilemário Alencar (PTB) usou a tribuna da Câmara Municipal na quinta-feira (07) para expor a preocupação dos moradores do Jardim Vitória com a decisão da empreiteira Três Irmãos de abandonar as obras de pavimentação das ruas do bairro. A comunicação do abandono da obra já foi feita pela empreiteira à Secretaria Municipal de Obras.

O vereador explicou que a Três Irmãos foi a vencedora da licitação realizada pela Prefeitura de Cuiabá em maio de 2014 para contratação de empresa especializada para execução dos serviços de pavimentação e drenagem de águas pluviais nos bairros Jardim Vitória, Jardim Florianópolis e Jardim União. O valor do contrato assinado pela prefeitura com a empreiteira para asfaltar as ruas dos três bairros foi de R$ 39,1 milhões.

“Com aprovação legislativa da Câmara Municipal, a prefeitura pôde pactuar com a Caixa Econômica Federal financiamento de recursos para pavimentar diversas ruas em bairros da nossa cidade. No caso do Jardim Vitória, o bairro foi beneficiado com 18,7 km de asfalto. Entretanto, das 44 ruas existentes no bairro, apenas nove foram asfaltadas. Nesta semana, moradores do bairro acompanharam a empreiteira tirando os maquinários que estavam sendo usados para as intervenções, o que trouxe preocupação. Eles esperam pela chegada do asfalto há mais de 25 anos”, disse Dilemário.

O vereador informou também que a preocupação ainda é maior entre os moradores do Florianópolis e do União, uma vez que as obras nos dois bairros ainda não começaram e o prazo contratual assinado entre a prefeitura e a empreiteira para execução dos trabalhos de pavimentação das ruas dos três bairros é de 720 dias. O bairro Jardim Florianópolis foi beneficiado com 14,5 Km de asfalto. Já o Jardim União com 8,6 Km.

“Já se passaram nove meses dos dois anos pactuados para asfaltar esses três importantes bairros. A demora para começar as obras no Florianópolis e União e a paralisação das obras no Jardim Vitória precisam ser explicadas. Com a desistência da empreiteira como que fica? A prefeitura vai fazer outra licitação ou a segunda empresa que participou do processo licitatório tem legitimidade jurídica para assumir estas obras? São perguntas que precisam de respostas urgentes por parte da prefeitura” indagou Dilemário.

O vereador informou que vai propor na próxima semana que o parlamento municipal crie uma comissão especial temporária para acompanhar o prazo de execução e a qualidade das obras de asfalto com recursos do financiamento junto a Caixa Econômica Federal.

O valor total financiado pela prefeitura foi de R$ 144 milhões para realizar 130 Km de pavimentação de ruas em 8 bairros de Cuiabá. O Pedra 90 foi beneficiado com 37 Km, o Novo Paraíso II com 8,7 Km e o Umuarama 9,2 Km. A empreiteira que venceu a licitação para asfaltar esses três bairros foi a Nhambiquaras. Já o bairro Drº Fábio I foi beneficiado com 17,5 Km e o Altos da Serra I com 15 Km. A empreiteira que venceu a licitação para asfaltar esses dois bairros foi a Encomind.

Contato (65) 9644-5886 e 8406-2054

Fotos Relacionadas