05/05/2015
Vereador Arilson apresenta Projeto de Lei de Combate a Obesidade Infantil
Luiz Alves - Secom CMC
Vereador Arilson da Silva (PT)
Com o objetivo de realizar a prevenção e o debate sobre a obesidade infantil, o vereador Arilson da Silva (Partido dos Trabalhadores) apresentou o projeto de lei que determina a data 11 de outubro como Dia Municipal de Combate e Prevenção a Obesidade Infantil.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde, a obesidade infantil é considerada uma epidemia global, mais de 22 milhões de criança em idade inferior a cinco anos apresenta excesso de peso ou obesidade franca. Dados apontam que mais de 2/3 destas crianças se tornarão adultos obesos e terão expectativa de vida reduzida de cinco a 20 anos.

Para o vereador Arilson da Silva, importante se faz ter uma data municipal para se destacar o tema e intensificar as ações preventivas como realização de debates, oficinas, enfim, eventos que reúnam as famílias, a comunidade escolar e toda a população para combater a obesidade já na infância.

“Pesquisas já apontam Cuiabá como a cidade com mais obesos entre as capitais do Brasil, isto quer dizer que as iniciativas devem ocorrer a partir da infância para evitarmos esta realidade de adultos acima do peso. Temos que levar em consideração a qualidade de vida, o combate ao sedentarismo das crianças que deixam de gastar energia em atividades físicas e de laser em troca das atividades virtuais. O projeto de lei vem para reforçar as ações de prevenção e combate aliado ao estímulo a hábitos saudáveis”, afirma o vereador.

Assessoria de Gabinete - Marcela Brito