17/04/2015
Exposição da Cultura Cuiabana na Feira do Campo D´Ourique atrai população
Rafael Martine
Feira Cultural do Campo D’Ourique

A Praça Paschoal Moreira Cabral, um dos importantes pontos turísticos da Capital, onde atualmente funciona a Câmara Municipal de Cuiabá, passou a abrigar desde a última terça-feira (14), uma feira gastronômica e artesanal que resgata a tradição cuiabana e suas raízes.

Intitulada de Feira Cultural do Campo D’Ourique, em homenagem ao antigo nome da praça, que foi palco de grandes eventos, como as Touradas e os jogos de futebol, a feira busca oferecer mais um espaço a artesãos e apreciadores da cultura local, sempre às terças-feiras, a partir das 18h.

O evento é uma iniciativa da Secretaria Especial de Apoio à Cultura e ao Resgate Histórico, de a Câmara Municipal, que vêm incentivando há anos a divulgação do trabalho dos artistas da região, através da exposição de seus trabalhos no saguão da Casa de Leis.

Cerca de 250 pessoas estiveram prestigiando a Feira, que reuniu 15 expositores, tanto de trabalhos manuais diversificados como bijuteria, biscuit, bonecas, enxovais de cozinha, retratos e caricaturas e, as deliciosas comidas típicas, que agradam a todos os paladares.

Dentre os vários pratos que podem ser degustados na feira, estão Maria Isabel, carne com mandioca, bolo de arroz, carne de sol com banana verde, banana frita, galinha com arroz, costelinha com arroz, mojica, sarapatel e até bacalhau. Os expositores também trazem sucos naturais, chocolates, produtos de panificação, além de doces regionais.

Entre os presentes à feira, que contou com a participação de muitos vereadores, esteve Chico 2000 (PR), primeiro Secretário da Mesa Diretora, que aproveitou para convidar a população para prestigiar o evento e também conhecer o Parlamento, que desde o início deste mês, passou a realizar suas sessões ordinárias no período noturno.

“Queremos convidar toda a sociedade cuiabana, estamos resgatando a cultura da nossa cidade e do nosso povo e, ao mesmo tempo, todos que vierem visitar a feira, poderão estar assistindo uma sessão na Câmara Municipal e conhecendo o funcionamento desta Casa Legislativa”, explicou Chico.

A feira, que acontecerá todas as terças-feiras, não estará funcionando, excepcionalmente, neste dia 21 de abril devido ao Feriado de Tiradentes.

Abaixo o vídeo do vereador Chico 2000, convidando a população para visitar a Feira Cultural na praça Paschoal Moreira Cabral e as sessões noturnas da Câmara Municipal de Cuiabá.

Luciana Oliveira Pereira - Secom CMC

Fotos Relacionadas