09/04/2008
Pacientes não conseguem realizar cateterismo pelo SUS em Cuiabá
Pessoas que dependem do Sistema Público de Saúde de Cuiabá para realizar cateterismo cardíaco - exame indicado para diagnosticar ou corrigir problemas cardiovasculares, sofrem pela falta de acesso ao procedimento. Segundo denúncia apresentada na Câmara esta semana pelo vereador Lúdio Cabral (PT), presidente da Comissão de Educação e Saúde da Casa, o serviço está suspenso por que a prefeitura não teria pago às instituições privadas contratadas pelo SUS para realizar o procedimento.

De acordo com Lúdio, a situação penaliza pacientes internados no Pronto Socorro Municipal de Cuiabá com complicações cardíacas e riscos de enfarte no miocárdio que aguardam pelo exame, além de inúmeras pessoas do segmento ambulatorial que também tem encaminhamento médico para o procedimento.

Casos como o do senhor José Mendes (58 anos) internado no HPSMC há mais de 10 dias. Ele apresenta quadro de angina instável e risco de enfarte. A indicação médica é pela realização de cateterismo, mas até agora o exame não foi feito. Na mesma enfermaria em que está seu José, outros três pacientes permanecem internados em situação idêntica.

Caracterizado pela introdução de cateter (um tubo fino e flexível), em um vaso sanguíneo periférico até chegar ao coração, o exame “cateterismo cardíaco” é indicado para quantificar alterações do funcionamento das válvulas e dos músculos cardíacos, esclarecer alterações anatômicas não confirmadas por outros exames, mostrar em detalhes uma malformação congênita e desobstruir artérias e válvulas.

Edna Pedro - DRT RJ 5051/2001

Assessoria: Gabinete