Acessibilidade
Início

NOTÍCIAS
09/04/2015
Confira 4 aplicativos para ajudar você a economizar energia elétrica
Divulgação
Marca de aplicativo para redução no consumo energético

Nesta semana, a Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) anunciou o aumento de até 32% em tarifas de energia nos Estados de Minas Gerais, São Paulo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraíba e Rio de Janeiro. Há, no entanto, alguns aplicativos que podem ajudar o consumidor a reduzir os impactos desse aumento no bolso. A reportagem é do Portal UOL.

 

Algumas das soluções oferecem calculadoras e simuladores que identificam os gastos dos eletrodomésticos e revelam os principais vilões de sua conta. Também apresentam orientações sobre mudanças de hábitos e substituições de equipamentos. A maioria das opções é gratuita. Veja quais são as opções. (fotos: Reprodução)

 

1. Nossa Energia

Lançado pela Febraban (Federação Brasileira de Bancos) em parceria com o Instituto Akatu, o app é gratuito e orienta os usuários em relação ao consumo eficiente da energia. A ferramenta oferece uma calculadora que identifica os gastos de acordo com os eletrodomésticos e o consumo da residência. Está disponível para aparelhos smartphones da versão Android (http://zip.net/bcq3gM).

 

2. Casa Virtual

Desenvolvido pela Furnas Centrais Elétricas, o aplicativo simule o consumo de cada aparelho elétrico, aponta os mais gastões e identifica aqueles responsáveis por onerar a conta de luz. A ferramenta é gratuita e está disponível para o iOS (http://zip.net/bcq3gP) e Android (http://zip.net/bsq3yY).

 

3. Green Outlet

Com o aplicativo, é possível ter um panorama do gasto energético de eletrodoméstico da casa e identificar qual deles podem ser substituídos ou mesmo usar com menos frequência. A ferramenta está disponível no sistema iOS (http://zip.net/bgq297) e custa US$ 0,99 (aproximadamente R$ 2,40).

 

4. Etiqueta Sustentável

O aplicativo traz orientações de como as pessoas podem mudar seus hábitos e contribuir na redução dos impactos ambientais. São 50 dicas sobre uso da água, uso de energia elétrica, cidadania, reciclagem e consumo, cada uma delas com o nível de esforço necessário para realizá-las e o impacto que elas causam no meio ambiente. É gratuito e está disponível no sistema iOS (http://zip.net/blq2MG).

Site Reclame Aqui



Imprimir Voltar Compartilhar:   Share




+ Notícias
24/04 - Vereadora Maysa convida oftalmologista para abordar conscientização da cegueira
23/04 - Cirurgias eletivas são pauta de reunião entre vereadores e secretário de saúde de Cuiabá
SESSÃO AO VIVO
INFORMES

Brasão de Cuiabá
Praça Moreira Cabral - Centro - s/n - Cuiabá-MT - CEP 78020-010 - Fone:(65) 3617-1500
secom@camaracuiaba.mt.gov.br - Desenvolvimento: STIT - Todos os direitos reservados © 2023
O horário de atendimento ao público é de segunda a sexta-feira das 7:30hs às 18:00hs.