17/03/2015
Paulo Araújo, lideranças e secretário debatem regularização fundiária
Luiz Alvez - Secom
Vereador Paulo Araújo (PSD).
A questão da regularização fundiária de pelo menos 1,4 mil lotes no bairro Santa Isabel, em Cuiabá, impasse que se arrasta há mais de 30 anos, foi a pauta de uma reunião entre lideranças comunitárias, o secretário Adilson dos Reis, titular da Secretaria de Secretaria de Habitação e Regularização Fundiária e o vereador Paulo Araújo (PSD). Ao final do encontro, realizado nesta sexta-feira (13), todos saíram confiantes, pois o compromisso é de que ainda neste ano parte das famílias já possam receber os títulos definitivos de posse.

O vereador Paulo Araújo ressaltou que seu objetivo é contribuir para solucionar o problema para que os moradores e líderes comunitários se unam em prol do mesmo objetivo, deixando de lado as arestas existentes. “A regularização independe de questões partidárias. Conversei com moradores, comerciantes, evangélicos, representantes de vários segmentos e todos são favoráveis à regularização. Nossa meta é priorizar o coletivo”, disse ele ao lembrar que diversas reuniões vêm sendo feitas no bairro pelas lideranças comunitárias para se chegar a um entendimento.

Entre os participantes da reunião estavam moradores, o presidente e o vice-presidente do bairro e comerciantes. Todos destacaram que a regularização fundiária é o sonho de todos os moradores da região. O motivo é que mesmo morando há anos no local, eles são considerados posseiros e não donos de seus lotes e casas, uma vez que não têm qualquer garantia jurídica. Somente o título definitivo de posse é que garante tranquilidade aos moradores. Pesquisas feitas para levantar a principal reivindicação no bairro apontam que a regularização é a demanda número um, depois vem a saúde e a segurança pública.

Presidente do bairro Santa Izabel, Geraldo Julião da Silva, o Gera, agradeceu a oportunidade de se reunir direto com o secretário e expor as demandas da comunidade. “A prioridade é o povo que clama pela regularização e essa ajuda do Paulo Araújo e vontade do secretário para resolver o problema são bem vindas. Estamos todos empenhados e acredito no prefeito. Estamos confiantes porque se tudo está sendo feito com passos firmes, uma hora vai acontecer”, pontuou o líder comunitário.

O secretário informou que estudos técnicos e o levantamento socioeconômico já começaram a ser realizados no Santa Izabel, principalmente para identificar a situação de cada uma das famílias que moram no bairro. Explicou que a regularização fundiária é algo muito complexo que demanda tempo, pois envolve lotes particulares bem como áreas do Município de Cuiabá e do Estado.

Dessa forma, o trabalho é feito em parceria com a Defensoria Pública do Estado, Intermat e Procuradoria do Município não só no Santa Izabel, mas em pelo menos 40 bairros de Cuiabá que estão na lista de prioridades para resolver a questão fundiária. A meta da Prefeitura de Cuiabá é entregar pelo menos 40 mil títulos até março de 2016. Nos próximos dias, os trabalhos devem começar de forma mais intensa.

Assessoria de Imprensa - Welington Sabino

19/04 - Kits da 1ª Corrida de Rua Família Popular começam a ser entregues