Início
NOTÍCIAS
17/03/2015
Paulo Araújo, lideranças e secretário debatem regularização fundiária
Luiz Alvez - Secom
Vereador Paulo Araújo (PSD).
A questão da regularização fundiária de pelo menos 1,4 mil lotes no bairro Santa Isabel, em Cuiabá, impasse que se arrasta há mais de 30 anos, foi a pauta de uma reunião entre lideranças comunitárias, o secretário Adilson dos Reis, titular da Secretaria de Secretaria de Habitação e Regularização Fundiária e o vereador Paulo Araújo (PSD). Ao final do encontro, realizado nesta sexta-feira (13), todos saíram confiantes, pois o compromisso é de que ainda neste ano parte das famílias já possam receber os títulos definitivos de posse.

O vereador Paulo Araújo ressaltou que seu objetivo é contribuir para solucionar o problema para que os moradores e líderes comunitários se unam em prol do mesmo objetivo, deixando de lado as arestas existentes. “A regularização independe de questões partidárias. Conversei com moradores, comerciantes, evangélicos, representantes de vários segmentos e todos são favoráveis à regularização. Nossa meta é priorizar o coletivo”, disse ele ao lembrar que diversas reuniões vêm sendo feitas no bairro pelas lideranças comunitárias para se chegar a um entendimento.

Entre os participantes da reunião estavam moradores, o presidente e o vice-presidente do bairro e comerciantes. Todos destacaram que a regularização fundiária é o sonho de todos os moradores da região. O motivo é que mesmo morando há anos no local, eles são considerados posseiros e não donos de seus lotes e casas, uma vez que não têm qualquer garantia jurídica. Somente o título definitivo de posse é que garante tranquilidade aos moradores. Pesquisas feitas para levantar a principal reivindicação no bairro apontam que a regularização é a demanda número um, depois vem a saúde e a segurança pública.

Presidente do bairro Santa Izabel, Geraldo Julião da Silva, o Gera, agradeceu a oportunidade de se reunir direto com o secretário e expor as demandas da comunidade. “A prioridade é o povo que clama pela regularização e essa ajuda do Paulo Araújo e vontade do secretário para resolver o problema são bem vindas. Estamos todos empenhados e acredito no prefeito. Estamos confiantes porque se tudo está sendo feito com passos firmes, uma hora vai acontecer”, pontuou o líder comunitário.

O secretário informou que estudos técnicos e o levantamento socioeconômico já começaram a ser realizados no Santa Izabel, principalmente para identificar a situação de cada uma das famílias que moram no bairro. Explicou que a regularização fundiária é algo muito complexo que demanda tempo, pois envolve lotes particulares bem como áreas do Município de Cuiabá e do Estado.

Dessa forma, o trabalho é feito em parceria com a Defensoria Pública do Estado, Intermat e Procuradoria do Município não só no Santa Izabel, mas em pelo menos 40 bairros de Cuiabá que estão na lista de prioridades para resolver a questão fundiária. A meta da Prefeitura de Cuiabá é entregar pelo menos 40 mil títulos até março de 2016. Nos próximos dias, os trabalhos devem começar de forma mais intensa.

Assessoria de Imprensa - Welington Sabino



Imprimir Voltar Compartilhar:  




+ Notícias
28/09 - Sessões desta terça aprovam pareceres e processos em primeira votação
28/09 - Vereador diz que situação de repasse a hospital deve ser resolvida com urgência
27/09 - Projeto Cuibaninhos na Câmara recebe 70 alunos nesta terça
23/09 - Agora é lei o projeto piloto do Programa de Escola Cívico-Militar em Cuiabá
22/09 - Segue para sanção projeto que garante prevenção e exame do câncer de colorretal
21/09 - Entidades já podem indicar nomes para moção de aplauso em alusão a Consciência Negra
21/09 - Comissões emitiram nesta terça parecer ao PL que regulamenta o 5G em Cuiabá e a um veto
20/09 - Vereadora pretende acionar judicialmente empresa concessionária
20/09 - Sessões desta terça analisam vetos, projetos de leis e de decreto legislativo
19/09 - Câmara realiza treinamento para servidores sobre o uso do protocolo digital
15/09 - Lei em Cuiabá obriga a divulgação de penas ao crime de maus-tratos aos animais
SESSÃO AO VIVO
INFORMES
Praça Moreira Cabral - Centro - s/n - Cuiabá-MT - CEP 78020-010 - Fone: (65) 3617-1500
Desenvolvimento: Secretaria de Comunicação - Todos os direitos reservados © 2018
O horário de atendimento ao público é de segunda a sexta-feira das 7:00hs às 18:00hs.