19/05/2014
Vereador Cido Mendonça propõe 50% de aumento na frota de ônibus em audiência pública
Pedro Alves - Secom Câmara de Cuiabá
Representantes da sociedade civil organizada, de empresas de ônibus e entidades sociais participaram da audiência pública sobre o transporte coletivo de Cuiabá, realizada nesta sexta-feira (16) pelo vereador Cido Mendonça (PT) na Câmara. Entre os encaminhamentos da ação parlamentar está a elaboração de um Projeto de Lei (PL) para melhorar o transporte público para a sociedade cuiabana, onde prevê o aumento da frota de ônibus em 50%.

Esta é a primeira audiência pública realizada pelo suplente de vereador do Partido dos Trabalhadores, Cido Mendonça, que objetivou com a iniciativa ouvir usuários do transporte, empresários, estudantes, sindicatos, associação de moradores, entre outros. O resultado será o Projeto de Lei com alternativas para otimizar os serviços do transporte oferecendo dignidade aos usuários da capital de Mato Grosso.

Entre as propostas apresentadas está o aumento da frota devidamente equipada com ar condicionado em 50% dos ônibus das linhas de toda cidade. O vereador Cido Mendonça observou que há um crescente aumento de residenciais do programa “Minha Casa Minha Vida”, que o número de coletivos é insuficiente para atender toda demanda e a melhor alternativa para resolver o problema é aumentar o número de ônibus, uma vez que está aumentando o número de moradores. Outra proposta é a volta dos Corujões (ônibus que atendem na madrugada).

“Observamos que há muitas reclamações de usuários com a demora na espera do ônibus e o número reduzido para atender toda região. A população está insatisfeita com os serviços e vamos apresentar na Câmara um projeto construído coletivamente. Ter ar condicionado nos coletivos deve ser realidade, e temos que pensar também no bilhete único com direito a integração. Tivemos várias representações e encaminharemos as proposta apresentadas ao executivo”, afirma o vereador.

A audiência contou com a representação da União Coxipoense de Associação de Moradores (UCAM), Central Única dos Trabalhadores (CUT), Associação dos Pós-graduados, MT Mama, Sindicato dos Bancários de Mato Grosso (SEEB-MT), Sindicato dos Trabalhadores na Indústria da Construção Civil de Cuiabá e Municípios (SINTRAICCCM), Instituto dos Cegos, moradores dos bairros e residenciais de Cuiabá, das empresas Pantanal Transportes, Integração Transporte e Expresso Transportes Urbanos, entre outros.

O vereador Cido Mendonça ressaltou que este atual modelo de transporte coletivo não funciona mais, pois a população está insatisfeita e insegura quanto ao futuro no que diz respeito a implantação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT). “Nosso questionamento é como será com o VLT e quais serão as alterações no transporte. Queremos a abertura de licitação para concessão para transporte público com a participação do Conselho Municipal de Transporte. Este modelo tem que melhorar e vamos atuar para que isso ocorra”, finaliza.

Marcela Brito/Assessoria de Imprensa