Acessibilidade
Início

NOTÍCIAS
12/05/2014
Mário Nadaf entrega anteprojeto que altera regimento interno da Câmara Municipal
Secom/ Câmara Municipal de Cuiabá.
Vereador Mario Nadaf (PV).
O presidente da comissão, formada para alterar o regimento interno da Câmara Municipal de Cuiabá, Mário Nadaf (PV) entregou  nesta terça-feira (07-05) o anteprojeto que irá gerar as novas normativas para ao andamento da Casa de Leis.

A comissão coordenada por Mário e vice-presidente Onofre Junior ( PSB), teve o acompanhamento do advogado Carlos Eduardo Teixeira . Após 130 dias de analise as alterações foram entregues ao presidente da Câmara Júlio Pinheiro (PTB) , que será repassada a  CCJR(Comissão de Constituição, Justiça e Redação), tendo o prazo de 15 para retornar o anteprojeto , caso não seja necessário adequações entra em votação pelos vereadores.

O pevista apresentou mudanças como a Procuradoria na Câmara que fica responsável por dar os pareceres jurídicos necessários, não existentes hoje na casa. Outro ponto são as divergências do antigo regimento.

“Criamos algumas inovações como, por exemplo, a ampliação da composição da mesa, que antes tinha 5 e deverá ter agora 7 vereadores. Mostramos a necessidade de democratizar com o colégio de líderes, que não tinha previsão regimental . A criação de um dispositivo que  cobra 45 dias da tramitação nas comissões os projetos de lei apresentados pelos parlamentares e o poder  para  vereador autor de projeto submeter a um requerimento a mesa diretora para inclusão da apreciação na pauta do dia".

O outro ponto alterado foi sobre a sucessão e vacância, que tem influência prática do exercício no cotidiano da casa. Nadaf cita o caso da renúncia do ex-vereador João Emanuel. 

“Nós chegamos num entendimento que o nosso projeto contempla um sistema de chapa. E ficou definido que toda vez que houver uma vaga na mesa diretora, quem irá ocupá-la será um sucessor imediato. Nada mais coerente e natural de que a ausência ou vacância de algum titular, se ocupar imediatamente o vice, sem a necessidade de eleição”, explica.

Assessoria de Imprensa - Elizangêla Tenório.



Imprimir Voltar Compartilhar:   Share




+ Notícias
19/04 - Dídimo celebra Dia do Radioamador com abertura de espaço na Tribuna Livre
19/04 - Kits da 1ª Corrida de Rua Família Popular começam a ser entregues
SESSÃO AO VIVO
INFORMES

Brasão de Cuiabá
Praça Moreira Cabral - Centro - s/n - Cuiabá-MT - CEP 78020-010 - Fone:(65) 3617-1500
secom@camaracuiaba.mt.gov.br - Desenvolvimento: STIT - Todos os direitos reservados © 2023
O horário de atendimento ao público é de segunda a sexta-feira das 7:30hs às 18:00hs.