03/04/2014
Vereador Cido Mendonça pede volta de ônibus retirados de circulação
Otmar de Oliveira
Vereador Cido Mendonça (PT).
O vereador Cido Mendonça (PT) tomou posse na Câmara Municipal de Cuiabá com a missão de contribuir com a sociedade cuiabana cobrando, do Executivo, melhorias nos serviços públicos, como por exemplo, o transporte coletivo. Na primeira sessão depois da posse, ele já apresentou uma indicação pedindo a volta dos ônibus retirados da linha 101 que passa pelo Coophamil e demais bairros da região.

“Precisamos de um sistema de transporte público de qualidade que seja referência para nossa cidade porque hoje os serviços são muito ruins. Não aceitamos essa redução na frota e queremos esses coletivos de volta”, disse o vereador. Ele adiantou que durante os dois meses que vai exercer o cargo - sendo 30 dias na vaga de Allan Kardec e outros 30 na vaga de Arilson da Silva - vai apresentar indicações, requerimentos e projeto de lei para melhorias no setor.

Sobre a indicação apresentada nesta quinta-feira (04), Cido Mendonça explicou que desde o final de 2013 quando a tarifa baixou de R$ 2,85 para R$ 2,60 após auditoria conjunta entre Ministério Público, Câmara de Cuiabá e Prefeitura Municipal, as empresas retiraram parte da frota que circulava pela cidade.

Nas várias reuniões que o vereador Cido fez com moradores de bairros da região do Coophamil, ouviu queixas sobre a redução na quantidade de ônibus em circulação e pedidos da comunidade para que a situação seja regularizada, pois os usuários perdem mais tempo aguardando o coletivo nos pontos.

Levantamento preliminar realizado pela equipe do vereador junto aos moradores, aponta que pelo menos 40 ônibus foram retirados de circulação pelas empresas após a tarifa ser baixada. Mas vale lembrar que o valor já foi reajustado no dia passando para R$ 2,80 no dia 17 de março. E, mesmo assim, os carros retirados de circulação não foram colocados de volta nas linhas. Existem relatos da população apontando que as empresas retiraram ônibus de várias linhas que circulam por centenas de bairros de Cuiabá.

Welington Sabino - Assessoria de Gabinete

22/04 - Vereadores derrubam parecer da CCJR em projeto que permite PIX nos ônibus
22/04 - Cezinha acompanha a execução de obras indicadas por ele em bairros da capital