22/03/2014
Vereador Toninho de Souza chega ao 2º mandato com atuação em várias frentes
Otmar de Oliveira - Secom
Vereador Toninho de Souza (PSD).
Iniciando seu segundo mandato de vereador por Cuiabá, Toninho de Souza (PSD), vem se notabilizando como um parlamentar que atua em várias frentes. Em quase cinco anos como legislador e fiscalizador das ações do Executivo municipal, ele dedica boa parte de sua atuação para estar junto aos moradores dos bairros mais carentes da capital mato-grossense. Ao longo do primeiro mandato - 2009 a 2012 -, ele desenvolveu projetos sociais com objetivo de amenizar os problemas típicos de locais que não dispõem de infra-estrutura e de lazer.

Um dos trabalhos realizados nos primeiros quatro anos foi o projeto denominado 'Vereador em Seu Bairro', o qual o parlamentar visita os bairros aos domingos para detectar as carências, limpeza de terrenos baldios, atendimento médico, corte de cabelo e campanha de conscientização como plantio de árvore e orientação para evitar o mosquito da dengue.

Apontado como um parlamentar atuante, o vereador Toninho de Souza apresentou mais de 20 projetos de leis e mais de três mil indicações, que são apontamentos feitos pelo próprio parlamentar como serviços de tapa-buraco, recapeamento de vias, limpeza de terreno baldio, retirada de lixo entre outros trabalhos considerados rotineiros.

De acordo com Souza, algumas leis de sua autoria foram aprovadas e algumas delas vão de encontro à qualidade de vida do cidadão cuiabano. Ele cita a Lei Antifumo, que proíbe o uso do cigarro em ambientes fechados como restaurantes e boates. Além disso, há outras que foram aprovadas, mas precisam entrar em prática como a Lei da Segurança Bancária, que cobra das agências bancárias vidro à prova de bala e porta detector de metal, evitando assim que alguma pessoa entre armado dentro do banco, diminuindo o registro do crime conhecido como 'saidinha de banco'.
 A proposta foi aprovada no final de 2010, mas até hoje as agências bancárias não se adequaram à legislação por pura falta de atuação da prefeitura de Cuiabá.

Para Toninho de Souza, há outras leis não só de sua autoria como de outros parlamentares que são aprovadas, sancionadas pelo prefeito, mas falta uma forte atuação por parte do Executivo municipal para colocá-las em prática, sair do papel.

"Infelizmente, há leis existentes, boas para a nossa sociedade, mas falta um trabalho mais eficaz por parte da prefeitura, que tem o poder de educar e também de multar em caso de não cumprimento. No meu caso, trabalho muito em prol de uma Cuiabá com melhor qualidade de vida à população", disse o parlamentar, que não deixa de cobrar  nas sessões ordinárias o prefeito Mauro Mendes (PSB) em cumprir um mandato voltado mais à população carente da cidade.

"É lá na ponta, na periferia, que necessita de uma atuação mais eficaz da prefeitura. Há bairros que faltam quase de tudo, desde rede de esgoto, posto de saúde até crechê para as crianças", complementou, ressaltando que sua atuação como parlamentar opositor ao prefeito Mauro Mendes é 'para o bem de Cuiabá'. "Jamais vou atuar contra a população da minha cidade. A oposição também ajuda a cuidar de Cuiabá", finalizou Toninho de Souza.

Assessoria de Gabinete - Esmael Santos

19/04 - Kits da 1ª Corrida de Rua Família Popular começam a ser entregues