25/02/2014
Dia da Mulher tem destaque na Câmara de Cuiabá
Secom/ Câmara Municipal de Cuiabá
Vereadora Lueci Ramos
Neste ano, em parceria com Defensoria Pública do Estado, o Dia Internacional da Mulher será lembrado em Sessão Solene na Câmara de Cuiabá. O evento acontece no dia 07 de março, quando também será lançada a Campanha, “Violência Contra a Mulher: vamos meter a colher”.

O tema da campanha é uma alusão ao chavão, “Em briga de marido e mulher, ninguém mete a colher”, que vem sendo desmistificado. “Essa é uma forma machista de pensar, precisamos mudar isso. É a cultura machista querendo intimidar a mulher”, frisou a vereadora Lueci Ramos, que solicitou a sessão.

Lueci Ramos, que é assistente social e luta pela valorização da mulher há mais de 20 anos, promove anualmente dentro da Câmara, sessões e audiências que debatem assuntos ligados à mulher de Cuiabá.

“Há 16 anos venho promovendo debates neste dia de comemoração, buscando levantar a autoestima das mulheres, esclarecê-las e mostrar como e onde podem buscar apoio para a defesa de seus direitos”, explicou a vereadora.

O objetivo da campanha é ampliar as discussões sobre o tema, mostrando a necessidade de conscientizar e mobilizar a sociedade, sobre o grave problema da violência doméstica e familiar contra a mulher.

Além de ampliar o debate, a campanha pretende promover uma maior interação da população com a Defensoria Pública e a Delegacia Especializada de Defesa da Mulher,.e consequentemente, aumentar o número de atendimentos prestados ao cidadão.

Em cronograma extenso, a campanha inclui debates, palestras em diversas instituições, atendimento jurídico em diferentes locais, sorteio de prêmios, concurso de redação sobre o tema da campanha com alunos do 6° ao 9° ano de escolas públicas e concurso de coreografia da “Dança da Colher”.

Essa campanha já aconteceu por 3 anos consecutivos no município de Barra do Garças e, a cada ano, novas parcerias se estendem, ampliando a discussão e a conscientização da sociedade.

Além da Câmara de Cuiabá, são parcerias da campanha em Cuiabá, a Sala da Mulher, da Assembleia Legislativa; o Conselho Estadual dos Direitos da Mulher; Sindicato dos Defensores Públicos do Estado – SINDEP/MT e, Associação Matogrossense de Defensores Públicos – AMDEP, além de empresas privadas.

Luciana Oliveira Pereira