Acessibilidade
Início

NOTÍCIAS
20/02/2014
Ações do vereador Arilson da Silva (PT) se baseiam nos anseios do povo cuiabano
Secom
Vereador Arilson da Silva

O primeiro ano parlamentar do vereador Arilson da Silva foi marcado pela intensa atuação do representante dos trabalhadores na Câmara de Cuiabá. Originário dos movimentos sociais, o vereador de primeiro mandato que é bancários e sindicalista do Sindicato dos Bancários de Mato Grosso (SEEB-MT) está à frente de várias bandeiras dos moradores dos bairros da capital, dos movimentos sindicais, pastorais e sociais, e é atuante nas principais conquistas da população cuiabana como a construção da UPA Pascoal Ramos,  a implantação da Lei de Segurança Bancária em Cuiabá, a redução da tarifa de ônibus, entre outras.

O vereador Arilson da Silva foi o responsável pela retomada das Sessões Itinerantes na Câmara de Cuiabá. Foi com a indicação do vereador do PT que os bairro passaram a receber novamente as sessões que antes estavam sendo realizadas somente no Plenário da casa de leis. Agora, escolas, centros comunitários, quadras de esporte tornaram-se palcos da democracia cuiabana onde vereadores e população estão em diálogo direto. Arilson realizou a primeira sessão itinerante da nova gestão de vereadores no bairro Santa Amália. Outras duas foram realizadas pelo parlamentar: Pascoal Ramos e Jardim das Palmeiras (União Coxipoense de Associação de Moradores - UCAM). Arilson foi quem mais realizou sessões, foram três das sete feitas pelo legislativo em 2013.

O que não faltaram foram pernas para a equipe de gabinete do vereador Arilson da Silva durante 2013. Durante visitas aos bairros, o gabinete móvel reuniu indicações que foram apresentadas na sessão da Câmara. As indicações são documentos onde providências são solicitadas ao poder executivo para resolver problemas nos bairros. Arilson da Silva realizou 1.030 indicações para 98 bairros de Cuiabá. 

Temas como juventude, Complexo da Salgadeira e Empresa Cuiabana de Saúde foram debatidos nas audiências públicas realizadas pelo vereador petista em parceria com outros parlamentares. As audiências são espaços importantes para debates e encaminhamento de ações. O vereador também marcou presença nas demais audiências da Câmara. Foram nessas ocasiões que movimentos comunitários, sindicatos, associação de moradores e demais grupos manifestavam seus posicionamentos.

LEIS DO VEREADOR

Entre as funções do vereador está a de criar leis para o município, e neste sentido o vereador Arilson somou conquistas. Foram cinco leis de sua autoria: Lei de Segurança Bancária (LEI MUNICIPAL 5.687/2013) que amplia os itens a serem instalados nos bancos e aumenta a punição pelo descumprimento; Lei dos assentos nas agências (LEI MUNICIPAL 5.673/2013) onde obriga os bancos a oferecer assentos aos clientes dentro da agência para a espera do atendimento; Lei que institui o dia 10 de outubro como Dia Municipal do Motorista Condutor de Ambulância (LEI MUNICIPAL 5665/2013); Lei que inclui no calendário oficial do município de Cuiabá a festa religiosa de Nossa Senhora Aparecida realizada pela Paróquia Nossa Senhora Aparecida em Cuiabá (LEI MUNICIPAL 5719/2013). A quinta lei é de autoria conjunta com os vereadores Oséas Machado e Adilson Levante, onde obriga a divulgação de listagem de pacientes que aguardam por consultas de especialistas, exames e cirurgias na rede pública de Cuiabá (LEI MUNICIPAL 5.686/2013).

O vereador Arilson da Silva também soma 13 projetos de lei apresentados em 2013. Além das leis aprovadas em plenário, sancionadas pelo Executivo, publicadas no Diário Oficial, há diversos projetos de leis em tramitação no legislativo cuiabano.

LOA

Para que as ações públicas de Cuiabá possam ser executadas, é preciso que haja previsão de investimento na Lei Orçamentária Anual (LOA). O vereador foi um dos mais atuantes para garantir que importantes ações fizessem parte do planejamento do Executivo de 2014. Das oito emendas à LOA 2014, o vereador comemora uma importante vitória que é a aprovação da Emenda Modificativa do Orçamento da Secretaria Municipal de Saúde, que prevê manutenção e estruturação da UPA Pascoal Ramos em conjunto com o vereador Ricardo Saad.

TRIBUNA LIVRE

A população teve espaço garantido pelo vereador Arilson nas sessões da Câmara através das Tribunas Livres. Sindicatos, comunitários, jovens, idosos,artesãs,  presidentes de bairro foram trazidos para dialogar com os vereadores e apresentar as demandas de cada grupo.

O POVO NA RUA

A luta dos movimentos sociais sempre fizeram parte da vida do vereador Arilson da Silva. Mesmo antes de ser parlamentar, o bancário e sindicalista já marcava presença nos atos populares, manifestações e passeatas. Esteve junto com os estudantes pelo passe livre irrestrito, nas passeatas contra o Projeto de Lei 4330 (PL da terceirização) e chegou a reunir os movimentos sindicais, políticos e a população em ato contra a aprovação da PL da Terceirização que até hoje transita em Brasília. Esteve presente na Campanha Nacional dos Bancários, apoiou a luta dos trabalhadores da Educação e demais categorias.

AÇÕES

Acompanhe as principais ações de 2013 do Vereador Arilson da Silva através dos dados:

 


BANDEIRAS

Entre os destaques de atuação do vereador Arilson da Silva estão a luta pela manutenção e construção da UPA Pascoal Ramos, por mais segurança nos bancos e melhorias para bancários e clientes, retirada das Torres da Rede Cemat das calçadas do bairro Santa Amália, contra o aumento da tarifa de água e IPTU em 2013.

Temas como implantação de ciclovias e ciclofaixas em Cuiabá, ações de sustentabilidade, Complexo da Salgadeira acessível à população, fiscalização das obras da Copa, sinalização e manutenção de vias como a rodovia que liga Cuiabá - Santo Antônio, implantação de feiras comunitárias e reformas de creches, escolas, centros comunitários também fazem parte do mandato do vereador Arilson da Silva.

“Avalio o primeiro ano de mandato como produtivo, desafiador, mas acima de tudo, positivo pois aproximamos a Câmara aos bairros, estivemos junto com os moradores, vivenciamos a realidade dos grupos sociais e dialogamos muito com a população em busca de melhorias para nossa Cuiabá. Demos destaques a temas importantes e contribuímos nas conquistas do povo. Estivemos firmes na luta por transporte de qualidade, redução da tarifa, realização das sessões itinerantes. A construção da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) na região do Coxipó, no bairro Pascoal Ramos, é uma vitória que muito me orgulha. A obra ainda não está concluída, mas estamos acompanhando. Estar junto com os moradores, com os movimentos organizados da sociedade civil, com a população me alimenta diariamente no objetivo de ser instrumento de mobilização e transformação social”, avalia o vereador Arilson da Silva, do Partido dos Trabalhadores.

Veja mais – Confira as ações do vereador Arilson da Silva no site www.arilsondasilva.com e acompanhe a atuação do parlamentar do Partido dos Trabalhadores em Cuiabá.

Assessoria de Gabinete - Marcela Brito



Imprimir Voltar Compartilhar:   Share




+ Notícias
17/04 - Presidente Chico 2000 reconhece trabalho da PM e homenageia 38 comandantes
SESSÃO AO VIVO
INFORMES

Brasão de Cuiabá
Praça Moreira Cabral - Centro - s/n - Cuiabá-MT - CEP 78020-010 - Fone:(65) 3617-1500
secom@camaracuiaba.mt.gov.br - Desenvolvimento: STIT - Todos os direitos reservados © 2023
O horário de atendimento ao público é de segunda a sexta-feira das 7:30hs às 18:00hs.