15/02/2014
Câmara promove sessão solene em homenagem às mulheres
Vereadora Lueci Ramos
Por iniciativa da vereadora Lueci Ramos (PSDB), o Dia Internacional da Mulher, comemorado em 8 de março, será lembrado e discutido em sessão solene no Plenário das Deliberações da Casa de Leis.

Lueci Ramos, que é assistente social e luta pela valorização da mulher há mais de 20 anos, promove anualmente dentro da Câmara, sessões e audiências que debatem assuntos ligados à mulher de Cuiabá.

“Há 16 anos venho promovendo debates neste dia de comemoração, buscando levantar a autoestima das mulheres, esclarecê-las e mostrar como e onde podem buscar apoio para a defesa de seus direitos”, explicou a vereadora.

Neste ano, em parceria com Defensoria Pública do Estado, a Sessão Solene acontece no dia 07 de março, quando também será lançada em âmbito municipal a Campanha, “Violência Contra a Mulher: vamos meter a colher”.

O tema da campanha é uma alusão ao chavão, “Em briga de marido e mulher, ninguém mete a colher”, que vem sendo desmistificado. “Essa é uma forma machista de pensar, precisamos mudar isso. É a cultura machista querendo intimidar a mulher”, frisou a vereadora.

O objetivo da campanha é ampliar as discussões sobre o tema, demonstrando à sociedade que, frente à violência contra a mulher, é preciso ampliar o debate sobre as próprias relações domésticas. Somente neste início de ano, sem findar o mês de fevereiro, já foram contabilizadas 06 mortes de mulheres em Cuiabá e Várzea Grande, segundo a Polícia Civil.

Além de ampliar o debate e esclarecer as mulheres e suas famílias, a campanha pretende promover uma maior interação da população com a Defensoria Pública e a Delegacia Especializada de Defesa da Mulher,.e consequentemente, aumentar o número de atendimentos prestados ao cidadão.

Em cronograma extenso, a campanha inclui debates, palestras em diversas instituições, atendimento jurídico em diferentes locais, sorteio de prêmios, concurso de redação sobre o tema da campanha com alunos do 6° ao 9° ano de escolas públicas e concurso de coreografia da “Dança da Colher”.

Além da Câmara de Cuiabá, são parcerias na Campanha, a Sala da Mulher, da Assembleia Legislativa; o Conselho Estadual dos Direitos da Mulher; Sindicato dos Defensores Públicos do Estado – SINDEP/MT e, Associação Matogrossense de Defensores Públicos – AMDEP, além de empresas privadas.

Antes mesmo de se tornar parlamentar, Lueci trabalhou por 10 anos dentro dos bairros da capital, com o projeto “Mãe, uma amanhã melhor para seu filho”, que promovia cursos de qualificação, em áreas como manicure, produção de salgados, peças íntimas, bijuterias para que num pequeno espaço de tempo, as mulheres pudessem se auto sustentar ou mesmo, contribuir com a renda da família.

Luciana Oliveira Pereira