14/02/2014
Projeto de lei pretende garantir maior segurança em piscinas
Secom
Vereador Ricardo Saad
Com o intuito de evitar acidentes, o vereador Ricardo Saad (PSDB) apresentou um projeto de lei que prevê a obrigatoriedade de dispositivo para interromper o processo de sucção em piscinas.

O dispositivo deverá estar colocado em local de fácil alcance, inclusive para crianças e portadores de deficiência locomotora, principais vítimas deste tipo de fatalidade.

Conforme levantamento previamente realizado, somente no ano passado três pessoas vieram a óbito devido a falta deste aparelho. O local deverá estar sinalizado com placas.

"Esses acidentes, na maioria das vezes, acontecem com crianças. Pode parecer coisa pequena e sem importância, mas no ano passado três crianças morreram por conta disso. Nosso objetivo e zelar, de todas as formas possíveis, pelo bem estar da população cuiabana", pontuou o parlamentar tucano.

Desta forma, caso a mensagem seja aprovada, os clubes sociais e esportivos, condomínios, hotéis, academias e outros assemelhados, onde haja piscinas de uso coletivo, serão obrigados a instalar dispositivo que interrompa o processo de sucção da piscina.

"Um dos dispositivos no mercado é o Sistema de Segurança de Liberação de Vácuo (SSLV), que funciona por sensor e automaticamente desliga a bomba da piscina ao mesmo tempo em que desativa a sucção da água se for detectada a obstrução ou bloqueio no ralo da piscina", explica.

Kamila Arruda