13/02/2014
Viaduto já abriga moradores em menos de um ano de inauguração
Secom/ Câmara Municipal de Cuiabá
Vereador Oséas Machado
Para os cuiabanos, os viadutos  da capital são sinônimo  de perigo. Os espaços abaixo deles, muitas vezes abandonados, acabam ficando à mercê da sociedade e viram pontos de droga e de alta criminalidade.

Já para o parlamentar municipal Oséas Machado (PSC), tais locais representam uma infinidade de oportunidades, o que levou o vereador a criar o Projeto de Lei que visa ocupar esses espaços ociosos.

"Sem duvida nossa cidade passa por grandes reformas, e um ponto de mudança, que cultiva velhos hábitos, são os novos viadutos, exemplo deles é o do Despraiado (Viaduto Engenheiro Domingos Iglesias Valério) e da Av. Fernado Correia ( Viaduto Clóvis Roberto), que há menos de três meses inaugurados, já está sendo ocupado pela criminalidade e moradores de rua", explica o parlamentar.

Oséas aponta que a ocupação do espaço acaba por inibir a permanência de moradores de rua no local e coíbe a criminalidade.

"O objetivo das obras embaixo do viaduto é ampliar a participação popular no local com academias, banheiros, espaço de leitura monitorado ou até mesmo um ponto de apoio do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU)", diz.

O parlamentar volta a bater na tecla, e disse que irá pedir um posicionamento do prefeito nos próximos dias quanto a implantação do projeto, pois já está observando a ocupação indevida dos viadutos.

Projetos como este já estão em andamentos em Belo Horizonte e São Paulo, atendendo com ações preventivas ou com foco sócio-educativo. No Viaduto do Café na cidade de São Paulo existe a acadêmica de Box ,dirigida por Nilson Garrido é um ex-pugilista brasileiro ,afastando da criminalidade jovens e crianças.

Assessoria de Gabinete - Elizângela Tenório