12/02/2014
Escolas e creches de Cuiabá ganham em visibilidade, muros passam a ser padronizados
Vereador Marcrean Santos
No ano de 2013, o vereador Marcrean Santos (PRTB) realizou diversas ações como parlamentar, entre elas, a promoção de audiências públicas de interesse popular e a aprovação de 500 Indicações.

Limpeza, cascalhamento e patrolamento de ruas; troca de lâmpadas; instalação de redutores de velocidade; reforma do PSF, entre outras ações, beneficiaram moradores de inúmeros bairros, como Jardim Florianópolis, Novo Horizonte, Pedregal, Canjica, Jardim Renascer, CPA, entre outros.

Com relação aos projetos de lei, Marcrean teve cinco sancionados que já estão vigorando na capital. Entre eles, o que dispõe sobre a Padronização dos Muros das Escolas e Creches do município.

O objetivo do projeto é garantir maior segurança, pois, com muros altos, a visibilidade de dentro e fora da escola fica comprometida e, a instituição acaba sendo utilizada para consumo de drogas, prostituição, vandalismo ou é depredada.

Com a lei, os muros poderão ser construídos nos seguintes padrões: de 50 cm de concreto a 1 metro e 50 cm a 2 metros, contendo alambrado, grade ou tela; 2 metros a 2,5 metros de altura, contendo alambrado, grades ou tela.

Para o vereador, a segurança das pessoas é prioridade. “Estamos pensando nos profissionais da escola, estudantes e vigilantes, uma vez que haverá mais segurança para eles e ainda, na preservação do patrimônio público, pois coibiremos os furtos”, explicou Marcrean.

A experiência já foi realizada no bairro Pedregal, em duas escolas que tinham alto índice de furto e vandalismo, mas com a rebaixamento dos muros e instalação de telas, os índices zeraram.

Luciana Oliveira Pereira

19/04 - Kits da 1ª Corrida de Rua Família Popular começam a ser entregues