05/02/2014
Comissão realiza 1° reunião oficial
Banco de imagens Câmara de Cuiabá

A Comissão de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara de Cuiabá realizou sua primeira reunião oficial na tarde desta terça-feira (04). O grupo investiga a conduta do vereador João Emanuel (PSD), referente ao período que esteve a frente do Legislativo Cuiabano. O encontro foi registrado em ata e contou com a participação do procurador-geral da Casa de Leis, o advogado Paulo Borges.

Na oportunidade ficou definido, que o relator do processo, vereador Ricardo Saad (PSDB) tem 70 dias para produzir e entregar o relatório final das investigações. O prazo pode ser prorrogado por mais 20 dias.  O social democrata deverá ser notificado a respeito do processo nesta quinta-feira (06). A partir de então, ele terá, no máximo, cinco sessões para apresentar sua defesa.

Após isso, a Comissão passa para a fase de oitivas. De acordo com o parlamentar tucano, cerca de seis pessoas devem ser ouvidas pelo grupo. Entre elas estão a empresária Ruth da Silva Dutra, seu filho Pablo Rodrigo e Amarildo dos Santos, funcionário de João Emanuel.

Inicialmente, Saad não via a necessidade de realizar oitivas, uma vez que o Grupo de Atuação Especial contra o Crime Organizado (Gaeco) encaminhou cópia integral do inquérito que está conduzindo contra o social democrata. No calhamaço de documentos, consta todos os depoimentos colhidos pelos promotores.

No entanto, protocolou uma representação na presidência da Casa de Leis solicitando que a Comissão não utilizasse como base os documentos fornecidos pelo Gaeco. O pleito foi negado pelos componentes do grupo. Apesar disso, o relator optou por "refazer" as oitivas para confirmar os dados já levantados.

A oficialização dos cargos que cada parlamentar irá ocupar no grupo se deu com a publicação no Diário Oficial que circula hoje (05). Além de Saad que responde pela relatoria, também fazem parte da Comissão os vereadores Toninho de Souza (PSD), como presidente, e Oseas Machado (PSC) como vice.

Fotos Relacionadas