14/12/2013
Oséas parabeniza Sindicato dos profissionais de Contabilidade pela galeria de presidentes
Otmar de Oliveira
Ser contador é gratificante. Implica em missões variadas. Não apenas a de registrar quadros financeiros
Em decorrência da realização de sessão extraordinária ontem à tarde (14 horas), na Câmara Municipal, o vereador Oséas Machado, PSC, não pôde prestigiar a inauguração da galeria de presidentes na sede do Sindicato dos Profissionais de Contabilidade. Ele lamentou que não pudesse participar dessa cerimônia, 'que enobrece as ações desencadeadas pelos colegas', pontuou.

Segundo o parlamentar, presidente do Partido Social Cristão em Cuiabá, a inauguração de uma galeria em homenagem aos presidentes é extremamente importante. "Trata-se de resgate valoroso àqueles que se empenharam {e ainda se empenham} para valorizar a profissão de contador, imprimindo-lhe conquistas graduais,. Todas, aliás, pautadas na atual legislação trabalhista e nas nuances sociais, em todos os níveis. Do Brasil de ontem pra cá, a profissão de contador ganhou notoriedade, foi legalizada, valorizada. Tornou-se referência imprescindível em qualquer setor que tenha movimentação contábil. Também se tornou comum o atendimento individualizado, à parte do âmbito empresarial".

A exemplo de outras categorias, observou Oséas, a de contador registra preocupação permanente em estabelecer patamares justiceiros no dia a dia do desempenho profissional. "A ética é integrante perpétua das atividades exercidas pelo contador. Cabe a ele definir parâmetros justos, valores compatíveis às realidades vigentes, geralmente mutáveis. Isso porque, acompanhar de perto um processo contábil pode ser decisivo entre a perigosa estagnação de uma empresa e seu crescimento. Por assim dizer, o contador é um matemático justiceiro, termômetro de equilíbrio precioso da saúde financeira de gestões distintas, sejam elas de pequeno, médio e grande porte, em nível público e privado".

Também contador profissional, Oséas Machado afirmou se sentir "muito honrado" com o convite para participar da inauguração da galeria de ex-presidentes, e colocou-se à disposição do sindicato no Parlamento e mesmo na condição de advogado militante. Ele sublinhou que o trabalho voluntário em prol de instituições assistenciais (crianças/idosos} sempre fez parte de sua militância na área contabilista.

"Faço isso com muito prazer. Auxiliar o próximo se enquadra na minha linha de atuação cotidiana.
Qualquer cidadão tem o dever de colaborar com tudo que possa se refletir positivamente no âmbito da sociedade, em geral. Ainda que auxilie de maneira tímida, quase apática, ainda assim o cidadão é capaz de contribuir muito para que seus semelhantes tenham algum benefício. Cada sementinha do bem fecunda um pomar inteiro de generosidades, frutos distribuídos sob as bênçãos de Deus a todos os seus filhos".

João Carlos Queiroz SECOM/Câmara