12/12/2013
"Aproveitar espaços sob os viadutos significa serviços úteis à população", afirma Oséas
Com os espaços devidamente aproveitado pela população, a marginalidade não terá sedes gratuitas

Na sessão plenária do último dia 12-12, o vereador Oséas Machado, PSC, afirmou estar tranquilo em relação à aprovação unânime, pela Casa de Leis, de projeto de sua autoria, focado no total aproveitamento dos espaços públicos sob os viadutos da capital mato-grossense. Ele salientou que o próprio Executivo 'viu com bons olhos' os esboços dessa proposta, entendendo a necessidade de moldar tais áreas em núcleos de lazer/esporte à comunidade local.

E na condição de presidente da Comissão de Acompanhamento Fiscal e Execução Orçamentária do Legislativo, Oséas Machado também falou à imprensa sobre as futuras emendas que os vereadores apresentarão à LOA/2014 e o montante de recursos previstos para órgãos que respondem por setores fundamentais da sociedade.

Com referência à questão dos viadutos, ele garantiu que irá pedir aos colegas vereadores para que este projeto seja aprovado ainda este ano. "É uma proposta de ampla utilidade pública, pois possibilitará à população utilizar extensas áreas disponíveis. Principalmente porque, se não forem utilizadas adequadamente, podem vir a servir a fins ilícitos, base de marginais, dependentes químicos, pontos de prostituição, comércio de drogas e produtos roubados, e, enfim, toda sorte de mazelas sociais".

Oséas destacou que, no caso de alguns espaços se tornarem áreas recreativas para as famílias, será necessário que sejam gradeados pela Prefeitura, como forma de garantir a segurança das crianças ali presentes.

"Criança é imprevisível. De repente, uma delas pode sair correndo pelas laterais e ser atropelada pelos carros em trânsito rápido nas laterais desses viadutos. Meu projeto define medidas preventivas do tipo. A tão falada acústica, citada como elemento negativo para a implantação desse projeto, não deve interferir. Afinal, existe maior barulho do que estar nas ruas de Cuiabá?”

O mais importante, pontua o vereador, é aproveitar os espaços de forma inteligente e com conotação de utilidade pública. “Poderiam inclusive sediar sanitários públicos, uma das carências tradicionais de Cuiabá. A população pedestre sofre muito com isso, por não ter um lugar para aliviar suas necessidades fisiológicas. Desconforto total. A meu ver, uma capital projetada para também sediar jogos do maior evento mundial precisa estar bem preparada em todos os sentidos".

Outro dispositivo desse projeto - acrescentou Oséas - diz respeito à instalação de unidades policiais nesses lugares (Guarda Municipal, PMMT e Civil), sugestão conjunta dele e do irmão vereador Adilson Levante, PSB.

"É uma preocupação minha e, também, de Adilson Levante. Mesmo porque a Copa de 2014 está bem aí, na porta de Cuiabá. Se, agora, as coisas já ficam meio fora de controle, por conta dos índices altos de marginalidade, é previsível que piorará muito quando da realização deste certame. Portanto, é o momento ideal para que as polícias montem guarnições permanentes sob esses viadutos e/ou proximidades, com equipamentos de vídeo e fonia que possibilitem aos seus integrantes monitorar tudo que acontece nas imediações. Facultará às guarnições interceptarem criminosos em fuga com relativa facilidade".

João Carlos Queiroz SECOM/Cuiabá