10/12/2013
Vereador Oséas Machado afirma que LOA/2014 é importante para o futuro da capital
Walter Machado
Oséas confia que os colegas parlamentares irão apresentar várias emendas importantes à LOA/2014

Oséas Machado está confiante que a LOA/2014 terá muitas emendas

O vereador Oséas Machado, PSC, presidente da Comissão de Acompanhamento, Fiscalização e Execução Orçamentária do Parlamento cuiabano, disse hoje (10-12), em coletiva à imprensa, ter confiança de que várias emendas importantes serão acrescidas à mensagem da LOA/2014 pelos colegas parlamentares.

O vereador salientou que estas emendas deverão estar inseridas no projeto do Executivo até o próximo dia 19, quando a mensagem será votada pela Câmara. "Acredito que teremos emendas focadas num amplo contexto social. A população carece de coisas importantes. A LOA possibilita assegurar tais benefícios".

Um dos clamores mais persistentes - observou o parlamentar - é em relação à deficiência asfáltica nos bairros da capital. Oséas salienta que alguns têm rede de esgoto, mas carecem de asfalto. "Asfalto não significa apenas uma maior comodidade social, mas tem reflexos importantes em setores distintos, inclusive na saúde. E com relação a esse último item, o problema dos usuários de drogas é outro reclame geral. Cuiabá está preocupada com isso".

Outro ponto abordado como fundamental para garantir recursos na LOA/2014 é a questão das creches no município. Algumas carecem de estrutura funcional, observa Oséas. "E vão ser construídas outras, mas precisam estar igualmente estruturadas 100%, para que sua operacionalização não seja comprometida e prejudique as crianças e as mães, que necessitam de um lugar para deixar os filhos enquanto trabalham".

Machado acredita que o ano de 2014, por conta da administração do prefeito Mauro Mendes, será mais tranquila. "O prefeito tem dado contínuas sinalizações de que deseja o melhor para nossa cidade e seus habitantes. Imprimiu uma dinâmica de trabalho que já é reconhecida em alguns pólos da capital. Principalmente nas regiões periféricas. Há muito ainda para se melhorar. Aos poucos, algumas demandas desafiadoras já se mostram menos agressivas. R é a partir daí que as soluções definitivas surgem. O mais importante é que todos colaborem e acreditem numa Cuiabá melhor".

Isso vale também - destacou Oséas - no tocante ao relacionamento entre Executivo e Câmara Municipal, que faz prognóstico favorável. "O presidente {Júlio Pinheiro} é uma pessoa altamente lúcida, responsável. Conforme sabemos, teve suas contas aprovadas pelo TC/MT e até devolveu dinheiro naquela época à Prefeitura, fato inédito na história dessa instituição parlamentar. Ele e o prefeito mantêm um diálogo permanente, construtivo. Cuiabá inteira só tem a ganhar com isso, a meu ver. Dialogar sempre foi a tônica de ação do atual dirigente da Casa de Leis. Júlio provou que está certo ao agir assim, e pode contar conosco".

João Carlos Queiroz SECOM/Câmara

16/04 - PCDs marcam presença na 5ª Corrida do Legislativo