21/02/2008
Plenarinho passa oficialmente ao nome de “Ana Maria do Couto”
Entre os 15 projetos de leis aprovados durante a sessão ordinária desta quinta-feira (21), na Câmara Municipal de Cuiabá, o que altera o nome do Plenário “Milton Figueiredo” para “Ana Maria do Couto”, oficializa a homenagem à ex-parlamentar que foi a primeira mulher a ocupar a presidência da Mesa Diretora da Casa de Leis. O antigo nome foi dado em decorrência do fato do prédio ter sido ocupado pela Assembléia Legislativa

Hoje, o presidente da Casa, vereador Lutero Ponce (PMDB) autor do projeto de lei, afirma ser justa a homenagem àquela que esteve à frente do seu tempo como uma das maiores expressões femininas de luta do Estado. A matéria, que teve parecer favorável dos parlamentares, foi votada em fase única, alterando o nome do local, que popularmente sempre foi chamado de “plenarinho”.

Além deste projeto, também foram aprovados o que dispõe sobre a obrigatoriedade da Prefeitura, autarquias, órgãos da administração direta, indireta e empresas municipais, a coletarem lâmpadas fluorescentes defeituosas ou que não mais acendem, para a reciclagem e reaproveitamento das mesmas. De autoria do vereador Deucimar Silva (PP), a matéria segue para fase segunda. Outro dispõe sobre a divulgação no site da Prefeitura de Cuiabá, a divulgação da relação de medicamentos oferecidos pela Secretaria Municipal de Saúde, de autoria do vereador Clovito (PTB).

Também foram aprovados os que: dispõe sobre a denominação das ruas do bairro São Gonçalo III, do vereador Ivan Evangelista (PPS); o que institui o dia do fisioterapeuta e do terapeuta ocupacional no calendário de eventos do município, de autoria do vereador Francisco Vuolo (PR); O que dispõe sobre a prioridade de vagas em creches e escolas públicas, aos filhos de deficientes físicos, próximo de suas residências, de autoria do vereador Deucimar.

Ainda foram aprovados projetos que dispõe sobre eventos públicos religiosos, festivos ou similares, que forem locar sanitários químicos móvel, para adequação dos mesmos facilitando o uso por cadeirantes (deficientes que utilizam cadeira de rodas), de autoria do vereador Mário Lúcio (PMDB), segundo vice-presidente da Mesa Diretora; também o que proíbe os secretários e subsecretários, diretores e seus parentes até terceiro grau, firmarem contrato de locação e/ou sublocação com o Poder Executivo, de autoria do vereador Marcus Fabrício (PP).

Entre os demais projetos aprovados nesta quinta, a autoria é dos parlamentares: Clovito; Deucimar, Vuolo; e Luiz Poção.

Assessoria: Secom CâmaraCba/Gleid Moreira