21/11/2013
Vereador Toninho de Souza é contrário à proposta de aumento do IPTU
O vereador Toninho de Souza (PSD) usou a tribuna da Câmara Municipal, na sessão ordinária desta quinta-feira (21-11), para se posicionar contrário a um eventual aumento do IPTU sugerido pelo prefeito de Cuiabá, Mauro Mendes (PSB).

O parlamentar participou de uma reunião convocada por Mendes na última terça-feira no prédio da prefeitura em que o prefeito pediu colaboração dos parlamentares em aprovar a proposta de aumento que deve ser encaminhada em breve para o Legislativo municipal.

Para Souza, ao convocar os 25 vereadores para o encontro, Mauro está transferindo toda a responsabilidade para a Casa em decidir pelo aumento ou não do imposto territorial.

De acordo com Toninho de Souza, é desnecessário a prefeitura aumentar o IPTU nesse momento, uma vez que em 2009 a planta genéria foi atualizada, fazendo com que cada cidadão pague a taxa no valor venal, justo. A correção foi de R$ 100% a 400%. Na concepção do parlamentar, um dos poucos oposicionistas ao Legislativo, ao desejar o aumento do imposto, o prefeito corre o risco de estar punindo quem está em dias com o município e ajudando os devedores.

"O prefeito Mauro Mendes tem que encontrar meios de melhorar ainda mais a arrecadação da prefeitura e não aumentar impostos como quer majorar o IPTU. A inadimplência caiu consideravelmente, de 80% para pouco mais de 30%. É preciso zerar esse índice.

Melhorando a arrecadação é possível retribuir a população com melhores serviços, estruturar a cidade. Já estou me posicionando contrário a essa proposta a ser encaminhada para a Câmara Municipal", afirmou Toninho.

Interpelado pelo seu companheiro de parlamento, vereador Júlio Pinheiro (PTB), favorável ao aumento do IPTU, Toninho de Souza pediu responsabilidade aos demais vereadores na hora que votar o projeto de autoria do Executivo. Para ele, a Casa tem quer muita cautela para apreciar a proposta para não pegar a população de surpresa com aumento do imposto.

"O prefeito Mauro Mendes está passando esse bastão pesado do aumento do IPTU para esta Casa. É preciso ter muita responsabilidade para apreciar a proposta. Não vou votar nada em regime de urgência. Devendo um debate mais amplo e democrático para tratar desse assunto árduo", finalizou o parlamentar.

Assessoria de Gabinete

19/04 - Kits da 1ª Corrida de Rua Família Popular começam a ser entregues