19/11/2013
Após promover audiência, Allan será padrinho da Parada da Diversidade Sexual
Mais do que debater os preparativos para a 11ª Parada da Diversidade Sexual de Mato Grosso a ser realizada no dia 23 de novembro, a histórica audiência pública realizada na Câmara Municipal ampliou as discussões sobre a necessidade de políticas públicas para a população LGTB de Cuiabá e de Mato Grosso.

Participantes do evento realizado nesta segunda-feira (18) ressaltaram a importância do debate e parabenizaram a iniciativa do vereador Allan Kardec (PT) em propor a audiência no Legislativo Cuiabano.  A grande surpresa foi a presença do vereador Oséas Machado, que representa os evangélicos e havia votado contra a audiência. Ele compareceu ao plenário e participou. Fez discurso e disse que reconhece como legítima a audiência e também luta da comunidade LGBT em busca de garantias de seus direitos.

Oséas foi recebido por Allan e pelos demais participantes sem qualquer indiferença e pôde expor sua opinião sem ser criticado e muito menos ofendido. Allan o agradeceu pela participação e ressaltou que isso é importante numa democracia, o direito ao debate, ao contraditório e a exposição de idéias. Além do colega de partido, Arilson da Silva, Allan teve o apoio de outros 13 vereadores na aprovação da audiência pública, enquanto o restante, 10, no total, não votou e nem se posicionou sobre o tema.

O vereador Allan Kardec será o padrinho da Parada  da Diversidade Sexual neste ano e ressalta que aceitou o convite para deixar claro que não se trata de  uma simples “parada gay” e sim um evento que representa gays, lésbicas, homens, mulheres, bissexuais, travestis, negros, brancos, enfim, representa uma parcela da sociedade e que clama e luta por direitos e serviços públicos, sem distinção de raça ou opção sexual, assim como preceitua a Constituição Federal de 1988.

“Sou heterossexual, mas não tenho nenhum preconceito contra os gays, pois tenho amigos e tive professores gays. Precisamos garantir que eles tenham seus direitos assegurados, independente de opção sexual ou religião. Por isso aceitei o convite e vou ser padrinho da 11ª Parada da Diversidade de Mato Grosso”, ressalta o parlamentar.

“Cumprimos nosso papel, foi um debate rico e com certeza essa audiência marca novos tempos em Cuiabá no tocante à liberdade de expressão e luta pelos direitos das minorias”, pontuou o vereador ao final do evento. A Parada da Diversidade, com o tema “ Estado laico: Nossa lei não é a sua religião”, ocorrerá no próximo sábado (23) com saída da Praça Ipiranga, centro de Cuiabá.

Temas debatidos

No evento, foram debatidos problemas como preconceito e resistência em órgãos públicos contra o segmento LGBT, os crimes de homofobia – neste ano já  são 12 mortes classificadas, oficialmente, pela Polícia Civil como crimes homofóbicos e Mato Grosso -  e diversos outros assuntos que precisam de um debate ampliado, mas que não recebem a devida atenção do poder público.

Para Clóvis Arantes, representante em Mato Grosso da Associação Brasileira de Gays, Lésbicas, Bissexuais, Travestis e Transexuais (ALGBT), falta, entre outras coisas, um plano efetivo de segurança para garantir a vida dessas pessoas. Ele falou sobre os 12 de homossexuais reconhecidos pela Polícia como crimes homofóbicos . “Preconceito e homofobia matam, principalmente, quando tem respaldo do Executivo e Legislativo porque as pessoas que matam se sentem como se tivessem o respaldo do poder público”, disse ele.

Na audiência, também foi entregue para várias pessoas e entidades, o troféu Direitos Humanos LGBT 2013, um reconhecimento para pessoas públicas ou não, que trabalham para promover e buscar avanços no fortalecimento dos direitos das minorias. Participaram do evento representantes da Sejudh, Defensoria Pública, Ong  Livremente, Une, UFMT, Sintep-MT, OAB-MT, IFMT, Secretaria Municipal de Assistência Social e outros movimentos sociais.

Welington Sabino – Assessoria de Gabinete