18/11/2013
Câmara de Cuiabá perde servidor “Ditinho” - Benedito Fonteles de Lima
Otmar de Oliveira

O servidor Benedito Fonteles de Lima, o popular ‘Garçon Ditinho’, 68 anos, faleceu numa UTI nessa madrugada, após ser internado às pressas com problemas de pâncreas.  O corpo está sendo velado na Capela Jardins, em Cuiabá. "Ditinho" integrava os quadros do Legislativo desde 10.04.1989, na função de Auxiliar Operacional de Serviços Diversos.

Filho de Raimundo Fonteles e Regina Miranda de Lima, "Ditinho" nasceu em Viçosa do Ceará-CE, e residia na capital à Rua Virgílio Alves Correa, 345, Jardim Cuiabá. Orgulhava-se de  trabalhar na Casa de Leis do município cuiabano há quase 30 anos, e sempre tinha um sorriso simpático para com todos.

“Ditinho” já foi maître de restaurantes famosos de Cuiabá, décadas de 70 e 80, figura conhecida e respeitada pelo alto profissionalismo. "Com certeza, deixará muitas saudades", lamentou o repórter fotográfico Otmar de Oliveira.

Para o presidente João Emanuel, PSD, a partida precoce de Benedito Fonteles de Lima imprime um sentimento coletivo de luto na instituição. "Ele desfrutava de uma legião de admiradores. Perdemos um colega e um amigo. Pessoa dotada de qualidades humanas preciosas. Fica seu legado de companheirismo e abnegação profissional impecável”.

Na análise do parlamentar do PSD, ‘há homens que conseguem cunhar exemplos de retidão moral invejável em todos os seus passos existenciais’. “Ditinho" – destaca - foi um deles. “A lembrança do seu jeito dedicado e cordial estará sempre em nossos corações".

Lotado na Secretaria de Comunicação, o técnico em informática Ricard Cristian, que é responsável pelo site da Câmara, disse ter sido colhido de surpresa ao saber que "seu" “Ditinho” - conforme o chamava - não estará mais no seu posto de trabalho.

"Acostumei-me a vê-lo ali bem cedinho, postura séria, ao descer as escadas rumo à SECOM. Sorria educadamente quando cumprimentado, deixando evidente um grande respeito por todos. Estava sempre pronto a ouvir, a colaborar. Cumpriu com grande nobreza sua missão na Terra".

Valdomiro Everson Rigolin, ex-funcionário (chefe do Núcleo de Comunicação do Legislativo), também recordou a figura paciente de "Ditinho" no interior da pequena Copa, situada no vão das escadas de acesso aos núcleos de serviço do Parlamento.

“Quando não estava servindo, o garçon “Ditinho" se mantinha praticamente estático numa cadeira giratória. Paciência tipicamente oriental. Impressionava-me seu jeito tranquilo, reflexivo, focado em alguma coisa que parecia ser muito interessante, localizada à frente. Mas não havia nada lá, somente a parede”.

Conforme outro jornalista, Flávio Garcia, assessor da presidência, "os desígnios divinos são indiscutíveis". Garcia afirmou que a forma abrupta com que “Ditinho" partiu reforça a tese do mistério que cerca a própria existência humana.

"Por vezes, não compreendemos o porquê de algumas coisas. É preciso ter em mente que estamos aqui {na Terra} para cumprir missões desconhecidas de nós mesmos. A sabedoria evolutiva da continuidade da vida, em forma distintas, está além da nossa parca compreensão”.

Segundo o comunicador, isso se relaciona diretamente à convocação inesperada de Deus, “da imperiosa situação do desligamento da simples vida física, catalogada em várias facetas, para o alcance perpétuo de uma condição superior existencial em planos de serviço iluminado".

João Carlos Queiroz SECOM/Câmara

19/04 - Kits da 1ª Corrida de Rua Família Popular começam a ser entregues