07/11/2013
Oséas comemora decisão judicial que atendeu indicação de sua autoria
Walter Machado
Oséas: "Funcionamento das creches durante o recesso escolar significa maior segurança às crianças"
O vereador Oséas Machado, PSC, comemorou hoje (07-11), durante sessão plenária matutina, determinação judicial expedida pela juíza Gleide Bispo Santos, que obriga creches administradas pela Prefeitura de Cuiabá a funcionarem durante o período de recesso escolar - dezembro próximo e janeiro/2014.

"Sentimo-nos vitoriosos em nome de toda a comunidade mato-grossense, não apenas a cuiabana. Isso porque essa decisão da juíza Gleibe Bispo Santos atende 100% uma indicação nossa endereçada ao prefeito de Cuiabá, em 15 de agosto. O documento solicita do Executivo a manutenção do funcionamento das creches municipais no transcorrer das férias escolares".

Conforme o parlamentar, sua indicação se justifica em face das dificuldades enfrentadas pelas mães trabalhadoras. "Elas não têm simplesmente onde deixar seus filhos nem condições financeiras para pagar alguém que cuide deles nesse período. Mas é preciso batalharem seu sustento e dos filhos. Assim, por força das circunstâncias, tal incumbência é delegada aos irmãos mais velhos, na maioria das vezes também crianças, sem qualquer responsabilidade ou senso de alerta para os perigos comuns".

Isso tem sido uma das maiores causas de acidentes envolvendo crianças em Cuiabá, alerta o vereador. "Alguns são leves, já outros não. Todos devem se lembrar de recente tragédia na capital, quando crianças morreram queimadas, depois de terem sido deixadas trancadas em casa pela mãe".

João Carlos Queiroz SECOM/Câmara