16/10/2013
No Dia do Professor Allan ressalta história, lutas e conquistas da categoria
O vereador Allan Kardec (PT) aproveitou o Dia do Professor comemorado nesta terça-feira (15 de outubro) e fez um breve resumo sobre a história da data no Brasil e sua importância na vida dos cidadãos, sendo professores ou não. Também discorreu sobre a realidade dos educadores em Mato Grosso e no Brasil, pois assim como seus pais, Allan também é professor e militante das causas educacionais. Sobre o atual cenário vivenciado pela classe no país com greves em vários estados, ele ressaltou que a luta é digna e legítima e por isso apoia os educadores.

“Hoje é um dia também de luta e apesar de termos aqui em Mato Grosso o 4º maior piso salarial do Brasil, não podemos só comemorar. A classe é muito esmagada em relação a outras profissões de nível superior. Quando comparamos o salário de um professor com outro profissional de nível superior como um médico, advogado, engenheiro ou dentista, esse valor não chega a ¼ do salário que eles ganham”, enfatizou o vereador.

História

Ao discorrer sobre o Dia do Professor, Allan Kardec lembrou que foi no ano de 1827 que Dom Pedro I criou o decreto imperial determinando a obrigatoriedade de todas as vilas construíssem escolas para todos os cidadãos que eram livres, pois na época ainda existia a escravidão.

“O decreto determinava que fosse oferecido ao cidadão livre a oportunidade das primeiras letras, como era chamada a escola primária. Infelizmente naquele momento ainda existia a escravidão. Mas temos hoje temos ganhos com o decreto federal do saudoso professor João Goulart, Jango que foi deposto num crime político, aquele fatídico o golpe militar de 64, mas ele conseguiu emplacar uma lei, o decreto 52.682 que decreta feriado escolar o Dia do Professor em todas as unidades educacionais do Brasil, sejam elas particulares, filantrópicas, municipais, estaduais ou federais”, lembrou o professor e vereador Allan.

Ele ressalta que a partir do decreto federal houve um grande avanço e crescimento da educação em todo o Brasil. “Temos que comemorar sim, o projeto nacional Caminhos da Escola, dando ônibus para todos os municípios, a merenda escolar, o piso nacional são conquistas da classe. Porém, infelizmente ainda o professor é esmagado quando se compara com outros profissionais de nível superior. Hoje o Estado de Mato Grosso comemora o 4º maior piso do Brasil pagando para o professor efetivo o valor de R$ 2.3 mil, mas a classe continua lutando por melhorias e mais reconhecimento”, finalizou o vereador.

Welington Sabino - Assessoria de Gabinete