15/10/2013
Lentidão nas obras de construção da UPA preocupa Comissão da Câmara de Cuiabá
O presidente da Comissão de Saúde da Câmara de Cuiabá, vereador Ricardo Saad (PSDB) está preocupado com a lentidão das obras que vem sendo tocada pela empresa SOS Construção Ltda, entre elas a construção da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da região Sul, localizada no bairro Pascoal Ramos.

A obra de construção da unidade de saúde encontra-se estagnada, mesmo depois de ser resolvido o imbróglio a cerca da mudança do local.

“A empresa não está tocando a obra, e se continuar deste jeito, não vai conseguir cumprir o prazo para a entrega. Mas o que nos deixou mais preocupado é o fato de a empresa ser responsável por mais uma obra na secretária de Obras, qual se encontra na mesma situação que a construção da UPA, paradas.   Eles já foram notificados duas vezes pela secretária e continua com a obra estagnada. Temos que tomar uma providência a respeito”, pontua.

Conforme o parlamentar, a empresa estava aguardando a chegada de uma máquina para realizar a perfuração do solo e iniciar, de fato, a construção. O equipamento era para ter chegado no último dia 10, entretanto, a empresa alega que houve um atraso, por isso, a máquina só deverá chegar no final desta semana.

Essas informações foram repassadas ao vereador durante uma reunião realizada na última sexta-feira (11) com o secretário de Obras, Marcelo Padeiro. Além de Saad, também participaram da reunião os vereadores Arilson da Silva (PT) e Orivaldo da Farmácia (PRP).

Desta forma, na tentativa de achar uma solução para este “atraso”, ficou acertado que no próximo dia 30 haverá uma reunião, in loco, entre os vereadores, o secretário e o responsável pela obra.

“Vamos notificar também a Defensoria Pública para que ela nos acompanhe nesta reunião, tendo em vista que ela está conosco em prol da construção da UPA desde o início”, pontua Saad.

Além dessas duas obras de responsabilidade da secretaria de Obras, a empresa ainda é responsável por duas obras que vem sendo administrada pela secretaria de Educação, que também encontra-se atrasadas.

“Fomos muito bem recebidos pelo secretário que nos esclareceu todas as dúvidas, e nos fornecer todas as informações. A reunião foi muito produtiva. Além da UPA, também fomos interados de todas as obras que vem sendo tocadas pela pasta”, elogia.

SAÚDE – Saad ainda propôs nesta terça-feira (15) um encontro de contas entre os secretário de Saúde do Município e do Estado, Kamil Fares (PDT) e Mauri Rodrigues (PP), respectivamente.

“O pagamento das UTIs, tanto neo natal quanto adulto, estão atrasados a dois meses. Eu sei que existe um convênio com o Estado para o pagamento das UTIs, mas o Estado está deixando de repassar o recurso por falta de um encontro de contas que o secretário de Saúde de Cuiabá não faz. Estou propondo isso aqui, porque a população não pode sair prejudicada e os hospitais não tem condições de arcar com todo este gasto sozinho”, dispara

Outro fato que tem ocorrido com frequência, e que o parlamentar tucano tem cobrado com freqüência é o repasse de recursos aos hospitais conveniados ao SUS. “O dinheiro da alta e média complexidade também não é repassa dentro do prazo. Este é um recurso carimbado do Ministério da Saúde, que é depositado na conta do município todo dia 05 e hoje já é dia 15 e nada de repassar esse dinheiro. Os médicos e enfermeiros estão insatisfeitos, pois esse recurso é utilizado para pagamento de pessoal em diversas unidades”.

Assessoria de Gabinete

19/04 - Kits da 1ª Corrida de Rua Família Popular começam a ser entregues