23/09/2013
Vereador Arilson da Silva homenageia os 84 anos do Coxipo com Sessão Itinerante
Com o objetivo de celebrar os 84 anos de historia do Coxipó, o vereador Arilson da Silva (PT) realizou a Sessão Itinerante nesta sexta-feira (20), às vésperas do aniversário da região. O evento reuniu parlamentares, líderes comunitários e moradores da região na União Coxipoense de Associação de Moradores (Ucam). O vereador Arilson também realizou a entrega de Moções de Aplauso para os presidentes de bairros da região sul.

Durante a sessão, foi destacada a grande importância histórica e econômica que o Coxipó tem para Cuiabá. O aniversário do Coxipó da Ponte é comemorado no dia 21 de setembro, pois foi nessa data que a região passou a ser denominada distrito em 1929. O vereador Arilson da Silva afirmou ao abrir da sessão que representar o Coxipó na Câmara de Cuiabá é honroso. “Minha história no Coxipó vem desde criança quando passei a morar no Parque Cuiabá. Temos muitos desafios para melhorar nossa região, mas não pouparemos esforços”.

De acordo com o presidente da Ucam, Maurício Pereira, a sessão itinerante é uma grande oportunidade para homenagear o Coxipó e estreitar a relação entre os vereadores e os líderes comunitários. “Esta sessão foi um importante espaço para os presidentes de bairros apresentarem as pautas para os parlamentares em busca de melhorias para a região. Cada um pôde apresentar demandas, anseios e reivindicações dos moradores”.

A Sessão Itinerante foi aberta pelo presidente João Emanuel que passou ao requerente, vereador Arilson da Silva, a presidências dos trabalhos da sessão. Marcaram presença os vereadores Walter Arruda, Orivaldo da Farmácia, Toninho de Souza, Mário Nadaf, Dilemário Alencar, Lilo Pinheiro, o deputado federal Valtenir Pereira, o presidente da Ucam, Maurício Pereira, do presidente da Associação Coxipoense dos Deficientes, Abel Oliveira, além de presidentes de bairros e moradores.

Bairros do Coxipó

Os presidente dos bairros da região destacaram a necessidade de serem ouvidos pelo poder público. O Coxipó já soma 84 bairros regularizados pela Prefeitura de Cuiabá, sem contar com os que estão sem regularização fundiária, e tem uma população estimada em 180 mil habitantes. Entre os assuntos debatidos na sessão estiveram ampliação do programa de pavimentação asfáltica, revitalização do Córrego do Machado, rede de saneamento básico, regularização fundiária, construção de novos conjuntos habitacionais, construção de um novo terminal rodoviário, construção do Ceasa na Rodovia Palmiro Paes de Barros e a efetivação do PSF.

Moções de Aplauso

Para marcar o reconhecimento pelo trabalho prestado às comunidades, o vereador Arilson da Silva, juntamente com o vereador Walter Arruda, entregaram para os presidentes dos bairros do Coxipó, Moções de Aplauso que foram aprovadas por unanimidade na Câmara. De acordo com o vereador Arilson, a entrega das Moções foi a maneira utilizada para valorizar os líderes comunitários e a atuação nos bairros.