23/09/2013
João Emanuel entrega títulos de propriedade no bairro Manduri
Em solenidade noturna que contou com as presenças de parlamentares e membros da Defensoria Pública de Mato Grosso, realizada na sexta-feira (20-09), o presidente da Câmara Municipal, João Emanuel, PSD, procedeu a entrega títulos de propriedade no Bairro Manduri. Trata-se de comunidade periférica, localizada na região Sul, também conhecida como Terra Vermelha.

Conforme enalteceu o defensor público estadual Djalma Sabo Mendes, “Emanuel sempre foi parceiro incondicional da Defensoria Pública. Conseguimos resolver essa questão da regularização fundiária do Manduri com João Emanuel e, também, de outros bairros, como o Três Barras. Essa é a nossa causa, João Emanuel! O sonho das famílias cuiabanas não acaba aqui”.

Igualmente se pronunciando, Air Praeiro, da Defensoria Pública, destacou que “João Emanuel foi o idealizador desse sonho. Foi quem nos procurou na Defensoria para tratar da regularização fundiária do Manduri. Ninguém caminha só, e com a união de forças conseguimos atender os moradores do Manduri. Mas isso só foi possível graças à ação determinada de João Emanuel, dos deputados estaduais José Geraldo Riva e Mauro Savi. No Manduri, o trabalho de regularização fundiária foi exaustivo, fruto de sentença judicial, inclusive”.

João Emanuel afirmou que o saldo positivo desse trabalho encetado para tornar realidade o processo de regularização fundiária no bairro Manduri e em outros núcleos da capital ‘se deve de fato a um empenho institucional conjunto’.
“Fizemos essa ação para os moradores do Manduri, e vamos fazer muito mais. Queremos água todos os dias,  de qualidade, mais saúde, mais creches, escolas, etc. Nossa luta não tem prazo para terminar. Somente quando as soluções ora buscadas forem efetivamente alcançadas”.

Numa declaração que qualificou de “reconhecimento sincero”, o morador Reginaldo Aparecido Oliveira Silva direcionou agradecimentos ao presidente do Legislativo cuiabano, João Emanuel.
“É um momento especial para todos nós, que ansiávamos possuir este título de propriedade. Quero externar que esta vitória só foi concebida porque tivemos nomes guerreiros à frente: João Emanuel e a Defensoria Pública. Sempre nos nortearam, estiveram lado a lado com essa comunidade e tantas outras em situação similar no município cuiabano”.

Reginaldo confessou que houve momentos diferentes, de ânimo e desânimo, mas lograram conseguir consolidar o objetivo do Manduri pela persistência da luta. Gestores que apenas prometiam e nada cumpriam foram citados pelo morador. “Simplesmente sumiram, enquanto nós ficamos aqui, à mercê de um despejo eventual, na calada da noite. Graças a Deus, a Emanuel, à Defensoria Pública Estadual, esse fantasma não existe mais”.

Na sua avaliação final, ter o documento (título de propriedade) “significa não apenas muita alegria, mas segurança total às famílias que sonhavam em contar com este dispositivo documental. Finalmente fomos atendidos”.

João Carlos Queiroz SECOM/Cuiabá

Fotos Relacionadas