Início
NOTÍCIAS
12/09/2013
Walter Arruda: Empresários querem monopolizar o transporte coletivo
Otmar de Oliveir
Na esteira do pronunciamento do vereador petebista Dilemário Alencar, PTB, na sessão plenária de hoje (12-09), Walter Arruda, do PSDC, se solidarizou ao colega parlamentar. Dilemário alertou para a atual mobilização dos empresários do transporte coletivo para proibir a circulação de micro-ônibus no município cuiabano.

Arruda, que é presidente da FEMAB (Federação Mato-Grossense das Associações de Bairros),  lembrou ter externado essa preocupação quando do seu ingresso recente no Parlamento, quando 11 linhas da Estrela Azul foram compradas pelo consórcio das empresas de transporte coletivo, “sinal claro de que mais coisas vinham por aí”.

Conforme os vereadores, o pano de fundo desse movimento para vetar a operação dos micros objetiva somente engordar os cofres das empresas de transporte coletivo e estabelecer um marco ditador nesse segmento. "Querem ganhar mais dinheiro. Baixar a tarifa, não faz parte dos planos", disse Dilemário. Walter Arruda, por sua vez, também concordou com esse posicionamento, e observou que a concretização da proposta empresarial irá concretizar de vez o monopólio do sistema no município cuiabano.

"Eles (empresários) estão incomodados por quê? Os ‘micros’ cumprem seu papel de transportar os moradores aos bairros mais distantes, e vice versa. Sem contar que os coletivos maiores, mesmo com os micros em atuação, já andam lotados. Retirados de circulação, essa situação tende a piorar muito mais”.

Walter concluiu que o empresariado objetiva é monopolizar o sistema para agir a bel prazer, servir de forma ainda mais deficitária do que a atual. “O mais importante para eles é lucrar, ter dividendos em caixa sobrando. Não importa se os serviços prestados servem à sociedade a contento. Têm que entender apenas o seguinte: transporte alternativo é opção da sociedade. Portanto, não cabe aos empresários decidir pela população".

Ao finalizar o pronunciamento, Arruda enfatizou a necessidade de se discutir o Plano Setorial de Mobilidade Urbana em Cuiabá “para melhor análise de impasses semelhantes e gargalos existentes no sistema, para alcance das soluções desejadas pela sociedade”. O parlamentar entende que esse tema deve ser colocado em discussão urgentemente numa audiência pública, com a participação de todos os segmentos comunitários, do Movimento de Base.

“Será uma oportunidade para que se esclareçam os propósitos reais que ainda se encontram nebulosos nesse segmento do transporte coletivo de Cuiabá, a cada dia com fatos inéditos, bem contraditórios ao desejado pelos usuários do sistema”.

João Carlos Queiroz Secom/Câmara



Imprimir Voltar Compartilhar:  




+ Notícias
31/03 - 2ª reunião da CDHCIPD é realizada nesta sexta-feira, 31
31/03 - Comissão dos Direitos da Mulher tem 3ª reunião com novo membro
31/03 - Comissão de Turismo e Desporto recebe diretor de esporte da Capital
31/03 - Comissão de Indústria e Comércio realiza reunião e uma das pautas foi à obra do mercado do Porto
31/03 - Câmara comemora os 304 anos de Cuiabá com programação cultural
31/03 - Projeto garante reserva de 10% das vagas dos eventos culturais de Cuiabá para pessoas com deficiência
31/03 - 1ª reunião da Comissão de Administração e Obras Públicas discute fiscalização em obras na Capital
30/03 - Presidente Chico 2000 participa da entrega de kits para 34° Corrida Bom Jesus de Cuiabá
30/03 - Vereador Jeferson Siqueira lamenta morte de entregador e cobra melhorias pontuais
30/03 - Pinduca, o ‘Rei do Carimbó’ participa da Tribuna Livre e recebe Moção de Aplausos
30/03 - Câmara vota requerimentos na sessão desta quinta-feira, 30
30/03 - Câmara participa da 14ª Conferência de Saúde em Cuiabá
SESSÃO AO VIVO
INFORMES
Praça Moreira Cabral - Centro - s/n - Cuiabá-MT - CEP 78020-010 - Fone: (65) 3617-1500
Desenvolvimento: Secretaria de Comunicação - Todos os direitos reservados © 2018
O horário de atendimento ao público é de segunda a sexta-feira das 7:00hs às 18:00hs.