11/09/2013
Distrito do Aguaçu aplaude empenho do vereador Oséas Machado
Walter Machado
Em decorrência da luta que tem empreendido há meses para implementar melhorias sociais no Aguaçu, o vereador Oséas Machado, PSC, tem recebido cumprimentos das lideranças comunitárias locais, em face das divisas seguras que seu trabalho tem garantido à sede rural e adjacências do tradicional distrito cuiabano. O Aguaçu - destacou Oséas -  é considerado um dos polos distritais promissores do futuro do município. Ele também tem se mobilizado para reativar a Escola Agrícola do Aguaçu.

"O potencial do distrito do Aguaçu envolve segmentos importantes da sociedade, inclusive o turismo, produção de hortifrutigranjeiros, gastronomia regional requintada, etc. Soma-se a isso a presença da fábrica de cimento do Grupo Votorantim naquela região. A escolha da área para instalação do importante parque industrial do Grupo Votorantim significa muito para o futuro do Aguaçu e região. Futuro que, aliás, encontra-se em franca construção progressista".

Em reunião recente com diretores do Votorantim, Oséas conseguiu o que classifica de "sinal verde" para o estabelecimento de parceria entre o Grupo, Governo do Estado e Prefeitura de Cuiabá. Parceria voltada à complementação asfática de trecho que liga a MT-010 à sede do Aguaçu. "O Votorantim irá contribuir com matéria prima. Porém, prontificou-se a ajudar no que for preciso. O Estado deve participar com pessoal técnico, maquinário, identicamente ao Poder Público Municipal. O foco principal é complementar o asfalto, trecho de cerca de três quilômetros, somente".

Conforme informações do Votorantim, o Grupo pretende intensificar investimentos sociais/estruturais na região do Aguaçu para que se transformem em incentivo à permanência dos trabalhadores contratados e outros que estão por vir, além de garantir idêntica qualidade de vida às famílias tradicionais.  São iniciativas não restritas apenas ao parque industrial, mas também a outros setores das comunidades adjacentes, asseguraram.Também destacaram que o Votorantim tem tradição de apoiar projetos que beneficiem o coletivo social.

Oséas demonstrou estar confiante para que esta parceria assinalada se transforme em obra concreta o quanto antes. Isso porque, observou o parlamentar do PSC, o trecho ainda não asfaltado - e que se encontra próximo à sede do Aguaçu - tem prejudicado bastante os moradores do distrito, principalmente no tocante à saúde, a problemas  pulmonares.

"A poeira fina ali concentrada instala-se fácil nos pulmões de quantos transitem por aquele trecho diariamente. E é muita gente, centenas de adultos e crianças, pois é uma via de escoamento essencial dos comunitários do Aguaçu rumo a Cuiabá e outros polos comunitários. E vice versa, de quem se desloca de cá (Cuiabá) para o distrito. Resumindo: prejudica a todos, pedestres e motoristas".

O vereador disse se sentir honrado pelo reconhecimento comunitário ao seu trabalho de porta-voz dos anseios do Aguaçu. "A obrigação de um legislador é lutar para sanar parte das demandas comunitárias existentes. No caso do Aguaçu, o distrito necessita de investimentos estruturais e sociais há tempos. Isso é essencial para que possa continuar seu ritmo de desenvolvimento e assegurar melhoria  na qualidade de vida não somente à população da sede, mas também no seu entorno, adjacências rurais". Uma nova reunião deve ser agendada com as lideranças do Aguaçu nos próximos dias, informou.

João Carlos Queiroz Secom/Câmara